segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Moacir Longo é destaque no lançamento da Revista do Parlamento


Fotos - Ricardo Moreno/CMSP

Nenhum marxista que se preze gosta de receber homenagens, bajulações de toda espécie. Ainda mais se esse adepto dos ensinamentos do filósofo alemão for o presidente de honra do PPS, o velho combatente Moacir Longo.

Avesso às badalações, Longo costumeiramente não dá grande importância às inúmeras homenagens que recebe. Porém, nesta segunda-feira (12/12), esse jornalista oriundo de Taquaritinga, e que militou por anos e anos no velho Partido Comunista Brasileiro (hoje, PPS), emocionou-se com o reconhecimento da Câmara Municipal de São Paulo a uma história valorosa - mas pouco conhecida: a cassação pelo Regime Militar, em 1964, do seu mandato de vereador.

E a lembrança do parlamento paulistano veio em forma de belíssima reportagem assinada por Fausto Salvadori Filho nas páginas da Revista do Parlamento, publicação da Câmara Municipal lançada na manhã de hoje no auditório da Biblioteca Mario de Andrade, em São Paulo.

A publicação composta por reportagens e artigos acadêmicos referentes ao legislativo municipal – e com tiragem inicial de cinco mil exemplares - será distribuída a outras câmaras do país e instituições de ensino. Já os munícipes interessados em lê-la poderão encontrar edições nas bibliotecas públicas da cidade.


Para Moacir Longo, “a publicação desempenhará um papel importante na vida da Câmara Municipal de São Paulo, pois será o veículo de divulgação dos trabalhos do parlamento, a qualidade do seu trabalho e as dificuldades enfrentadas pelo legislativo”.

Segundo ele, a revista também tem um valor inestimável para mostrar que as críticas que o legislativo recebe não têm fundamento, “pois as casas legislativas refletem a diversidade da sociedade brasileira. Ou seja, elas têm as qualidades e os defeitos da nossa sociedade". Para Longo, "o Poder Legislativo é o que melhor expressa o regime democrático, o exercício da democracia e o exercício da cidadania”.


Em seguida, o homenageado fez um breve relato da sua história como vereador e militante político, e, aos mais novos, mostrou o papel fundamental do PCB na articulação das forças democráticas que derrubaram o regime fardado em meados dos anos 80.

Revista do Parlamento (sítio da Câmara)

Para José Police Neto (PSD), presidente da Câmara Municipal, concretizar um projeto que a Casa discutia desde 1997 — por iniciativa do vereador Carlos Neder (PT) — foi uma tarefa difícil, pois "o Parlamento tem muitos contrastes, e tem que ter". Entretanto, ele manifestou sua satisfação com o resultado final, dizendo que a Revista do Parlamento traz "argumentos e estudos que dão a certeza do desenvolvimento".

Também na primeira edição da nova revista da Câmara, matéria sobre os rumos do Plano Municipal de Educação, assinada pela repórter Gisele Machado, mostra a preocupação do líder do PPS, Professor Claudio Fonseca, com a lentidão do goveno municipal em enviar o projeto de lei – que estabelece diretrizes para o Plano - à apreciação da Câmara Municipal.

O editor-executivo da publicação, Alexandre Liceski da Fonseca, afirmou que, embora o prazo para entrega da revista tenha sido apertado, a equipe responsável conseguiu reunir material extra que poderá ser aproveitado em uma segunda edição. "Só de artigos acadêmicos temos 10, e tivemos que escolher quatro", destacou.

Liceski da Fonseca contou ainda que o trabalho intenso da equipe, que tradicionalmente ocupa outras funções na Casa, foi fundamental para a apresentação da mídia dentro do prazo. “A revista é colaborativa, todo mundo achou brechas no seu dia-a-dia”, disse. Segundo ele, o maior desafio esteve na parte jornalística. "Levantamos as pautas e começamos do zero", explicou.

Além do presidente da Câmara Municipal, José Police Neto (PSD) e do líder do PPS, Professor Claudio Fonseca, compareceram ao evento o senador Cícero Lucena (PSDB-PB), o segundo vice-presidente, Claudio Prado, o secretário-geral, Netinho de Paula (PCdoB), o líder de governo, Roberto Trípoli e o líder do PP, Wadih Mutran.

Nenhum comentário:

Postar um comentário