quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Faixas de ônibus: em vez de solução, transtorno para o comércio



Em meio aos debates sobre os projetos de lei que todas as quartas-feiras passam pela Comissão de Trânsito, Transportes da Câmara Municipal, um problema tem sido frequentemente apontado pelos vereadores: a falta de planejamento para a implantação das faixas de ônibus em algumas regiões da cidade.

Elas têm sido criticadas por moradores, donos de lojas e taxistas que reclamam de transtornos. O principal deles é a impossibilidade de estacionar em frente aos comércios.

Esse é o caso de São Mateus, na Zona Leste da cidade. Os comerciantes alegam que as faixas impossibilitam os clientes de parar os carros na Avenida Mateo Bei, que servia de acesso às lojas. Segundo eles, o movimento caiu cerca de 30% desde a criação das vias exclusivas para ônibus.

“Para serem um ganho, as faixas precisam ser repensadas para fazer com que essas regiões sejam polos geradores de empregos – e não uma ameaça a eles. Isso está previsto no projeto Arco do Futuro, apresentado pelo prefeito Haddad: uma cidade que seja multicêntrica”, criticou o vereador Ricardo Young, líder do PPS, durante reunião do colegiado nesta quarta-feira (4/12). 

Uma das soluções apontadas pelos comerciantes é de que as faixas atendam às demandas de tráfego por horário. A ideia segue o projeto de lei de 2011 do então vereador Celso Jatene (PTB), que propunha o uso das faixas pelos ônibus apenas nos períodos de pico.

Flagra 

Young visitou o bairro de São Mateus na última segunda-feira (2/12) para conhecer uma horta de alimentos orgânicos da região e seguir para São Miguel Paulista, onde realizou o debate das ‘Segundas Paulistanas’. No caminho, constatou os problemas apontados pelos comerciantes.

“Estive em São Mateus e imediatamente constatei essa ‘desobediência seletiva’ às faixas de ônibus: os carros estacionavam nelas somente nos locais em frente ao comércio. Acredito que elas estão sendo ocupadas por carros como forma de protesto pelos moradores, que estão perdendo autonomia com elas. Para a questão, no entanto, não há fórmula mágica. A solução é planejamento ”, apontou.

Tiro no pé 

Em comunicado de Liderança da Bancada do PPS na sessão ordinária, Young voltou a abordar o assunto. Segundo ele, o  comércio tradicional da periferia é praticamente a única fonte empregadora na região. "No afã de resolver o problema do trânsito, que hoje representa um colapso para a Cidade, poderemos dar um tiro no pé. Em vez de criarmos mais empregos na periferia, estaremos, ao contrário, diminuindo-os e sobrecarregando ainda mais os ônibus e o transporte público para o centro expandido". Leia a íntegra abaixo: 

"Sr. Presidente, nesta fala da liderança do PPS venho levantar uma questão que nos preocupa bastante. V.Exa., como eu, é integrante da Comissão de Transportes e hoje, na parte da manhã, tivemos um debate importantíssimo na Comissão. Este debate tratou de um problema que a Cidade vem vivendo, e que não podemos ignorar. É o problema das faixas de ônibus na periferia, em vias de grande adensamento comercial.

Dizia aos colegas da Comissão que na última segunda-feira, em São Mateus, pude ver que toda a faixa de ônibus estava ocupada por automóveis estacionados. Inquirindo comerciantes da região, disseram-me que o comércio se tornou impossível, porque não há mais espaço para os clientes estacionarem os automóveis. E que a rapidez dos ônibus na faixa exclusiva ficou seriamente comprometida, porque os ônibus tinham que, literalmente, parar onde os carros estavam estacionados. Também nessas avenidas não foram previstas ciclovias ou qualquer espécie de estacionamento.

O resultado disso é que nós estamos vivendo um paradoxo: enquanto o Plano Diretor propõe uma Cidade multicêntrica, que vai criar empregos em várias regiões, vemos os geradores de emprego na periferia tendo seus negócios ameaçados pelos corredores de ônibus e pelas faixas exclusivas.

Não se trata aqui, como disse o Vereador Floriano Pesaro, de questionar a importância das faixas de ônibus, que são prioritários, e o transporte público também é prioritário, mas temos a sensação de que não houve planejamento adequado dessas faixas de ônibus, principalmente nos bairros que geram empregos em função do comércio local. Há necessidade de replanejamento dessas faixas ou de flexibilização provisória para o uso delas por outros veículos.

Gostaríamos de aproveitar e cumprimentar pela visita o Secretário Celso Jatene. São poucos os Secretários que nos visitam e, quando nos visitam, é sempre motivo de muito entusiasmo.

Hoje nós discutimos o PL 41/2011 - proposto pelo então Vereador Celso Jatene e aprovado em primeira votação -, referente à flexibilização das faixas exclusivas principalmente nas avenidas da periferia onde o comércio é intenso. Convido os nobres Vereadores a nos ajudar - junto ao Secretário Celso Jatene, que já se dispôs a abrir esse projeto para adesão de outros Vereadores - a propor a flexibilização das faixas exclusivas nas regiões em que o conflito entre o comércio e as faixas de ônibus é grande. É verdade que essa flexibilização não resolve, mas por ora dá às autoridades públicas o tempo necessário para planejar melhor as faixas de ônibus e resolver essa equação que tanto ameaça o comércio da periferia.


Gostaria de dizer ao nobre Vereador e Líder Arselino Tatto que não podemos estrangular os empregos na periferia. O comércio tradicional da periferia é praticamente a única fonte empregadora na região. No afã de resolver o problema do trânsito, que hoje representa um colapso para a Cidade, poderemos dar um tiro no pé. Em vez de criarmos mais empregos na periferia, estaremos, ao contrário, diminuindo-os e sobrecarregando ainda mais os ônibus e o transporte público para o centro expandido.

Faço um apelo aos Srs. Vereadores para que tenhamos um olhar sistêmico. Estamos vivendo um paradoxo que precisa ser resolvido. Minha fala como Líder é no melhor sentido: de contribuir para que as autoridades ganhem tempo para planejar melhor essas faixas exclusivas. Muito obrigado, Sr. Presidente".

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