quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Frente pela Sustentabilidade pedirá que Prefeitura administre Parque Augusta



O prefeito Fernando Haddad receberá nesta quarta-feira (18), das mãos dos vereadores Ricardo Young (PPS) e Nabil Bonduki (PT), um documento pedindo a sanção do projeto de lei que autoriza o Poder Público a manter o Parque Augusta, considerado uma das últimas áreas verdes do Centro da cidade. 

Apoiado pelos 13 vereadores da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade da Câmara Municipal, o documento considera que a mobilização já tem “gerado tensionamento entre as partes envolvidas” e que o grupo está empenhado em viabilizar a implantação do parque, “no melhor espírito suprapartidário”. 

“Essa lei é uma contribuição que o Legislativo pode dar no sentido de alertar o prefeito para enfrentar a questão. A sanção pode ser um atestado público de compromisso com o próprio Plano de Metas do governo, que prevê a ampliação das áreas verdes da cidade; além contribuir para o lazer, a qualidade de vida, a mitigação das mudanças climáticas e das ilhas de calor”, comentou Ricardo Young, presidente da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade. 

Young e Bonduki, secretário da Frente Parlamentar, devem ser recebidos no gabinete do prefeito, por volta das 10h. Às 17h, um protesto organizado no Facebook está marcado para acontecer no Viaduto do Chá. De lá, o “Chá da Tarde pelo Parque Augusta” deve seguir para o terreno entre a rua Augusta e Caio Prado e realizar uma “assembleia deliberativa.” 

Novela agitada 

Reivindicado há mais de uma década, o Parque Augusta foi decretado como área de utilidade pública pelo ex prefeito Gilberto Kassab, mas o decreto venceu neste ano e a atual gestão alegou não ter verba suficiente para comprar o terreno, avaliado em R$ 55 milhões. 

No início de novembro, o terreno de 25 mil m2 foi vendido às empreiteiras Cyrela e Setin. Elas planejam construir prédios de uso residencial e comercial, mas declaram que uma parte do terreno, além da área verde tombada, deve permanecer acessível ao público - num total de 18mil m2. No final do mesmo mês, a lei que cria o Parque Augusta (365/2006) foi aprovada na Câmara Municipal, por coautoria de Aurélio Nomura (PSDB), Ricardo Young (PPS), Toninho Vespoli (PSOL) e mais sete vereadores.

Parte da população que frequenta o parque tem se organizado em movimentos pelo Facebook e pressionado para que a área seja pública. Nos dias 7 e 8 de dezembro, coletivos culturais lotaram o terreno com 24 horas de manifestações artísticas e atrações musicais. Foi o 1o Festival Parque Augusta, que marcou o senso de pertencimento daquele espaço pelos moradores da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário