O líder do PPS na Câmara Municipal, vereador Ari Friedenbach, participou na tarde desta segunda-feira (18/2) de reunião dos líderes partidários da Câmara Municipal com o prefeito Fernando Haddad, em encontro realizado na Prefeitura Municipal. Em pauta, as mudanças propostas pelo Executivo no programa de inspeção veicular da cidade em um projeto de lei que já foi enviado à Câmara.
Entre as principais mudanças, veículos de outras cidades que circulam em São Paulo por mais de 120 dias por ano terão de passar pela inspeção veicular e pagar o valor integral da taxa. E sem previsão de reembolso.
O projeto também autoriza o Executivo a devolver a taxa de R$ 47,44 para quem segue cumprindo o cronograma do Controlar neste ano. Quem for reprovado na avaliação não recebe nada de volta.
"A melhora na qualidade do ar e das suas consequências nefastas à saúde humana na cidade de São Paulo está diretamente relacionada à diminuição do uso do transporte individual. Enquanto não conseguirmos diminuir a dependência do carro e aumentar a oferta de transporte público, precisamos cuidar do ar que respiramos.
No entanto, o vilão da atmosfera não é apenas o carro. A quantidade de veículos a diesel circulando pela cidade agrava ainda mais a poluição em nossa cidade. Estudos recentes apontam que apenas a melhora da qualidade do diesel dos veículos que circulam por aqui evita em São Paulo a morte de 584 pessoas e a internação de mais de 1.500, com economia de mais de R$ 100 milhões no sistema de saúde.
Por isso, sou favorável à continuidade da inspeção veicular obrigatória, com as novidades introduzidas pelo atual prefeito e, em paralelo, trabalhar na melhoria do transporte público", afirmou o líder Ari Friedenbach.
O projeto também autoriza o Executivo a devolver a taxa de R$ 47,44 para quem segue cumprindo o cronograma do Controlar neste ano. Quem for reprovado na avaliação não recebe nada de volta.
"A melhora na qualidade do ar e das suas consequências nefastas à saúde humana na cidade de São Paulo está diretamente relacionada à diminuição do uso do transporte individual. Enquanto não conseguirmos diminuir a dependência do carro e aumentar a oferta de transporte público, precisamos cuidar do ar que respiramos.
No entanto, o vilão da atmosfera não é apenas o carro. A quantidade de veículos a diesel circulando pela cidade agrava ainda mais a poluição em nossa cidade. Estudos recentes apontam que apenas a melhora da qualidade do diesel dos veículos que circulam por aqui evita em São Paulo a morte de 584 pessoas e a internação de mais de 1.500, com economia de mais de R$ 100 milhões no sistema de saúde.
Por isso, sou favorável à continuidade da inspeção veicular obrigatória, com as novidades introduzidas pelo atual prefeito e, em paralelo, trabalhar na melhoria do transporte público", afirmou o líder Ari Friedenbach.
Especialista no assunto, o vereador Ricardo Young - que publicou artigo na Folha de S. Paulo no último domingo (17/2) sobre o assunto - é contrário a medida. “Se a prefeitura subsidia, joga nas costas de milhares de pessoas o ônus de quem polui”. Leia aqui o artigo do parlamentar.
Foto - Fernando Pereira / SECOM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário