quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Líder do PPS analisa números da violência em São Paulo


Especialista na área de segurança pública, o líder do PPS na Câmara, vereador Ari Friedenbach, analisou, durante o Pequeno Expediente desta quarta-feira (27/2), os números divulgados pelo Governo do Estado que apontam o aumento da violência na cidade de São Paulo.

“O aumento da criminalidade na cidade teve um crescente escandaloso e precisa da atenção urgente das autoridades do Governo Municipal e do Governo Estadual”, afirmou. Veja a íntegra abaixo: 

Boa tarde, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Vereadores, Telespectadores. Venho aqui para falar sobre Segurança, assim como o Vereador Coronel Camilo, que acabou de sair da tribuna.

Ontem, inclusive, pretendia falar sobre esse tema: foram noticiados pela imprensa, ontem, os novos números da violência na cidade de São Paulo, os quais entendo como extremamente preocupantes. O aumento da criminalidade na Cidade teve um crescente escandaloso e precisa da atenção urgente das autoridades do Governo Municipal e do Governo Estadual.

Lerei alguns números para que as pessoas prestem muita atenção na gravidade do caso.

"Comparação entre janeiro de 2012 e janeiro de 2013, tivemos aumento nos casos de latrocínios: aumento de 114%. Homicídios dolosos: aumento de 16,7%. Estupros: 23,4%. Roubos diversos: 10,3%. Roubos de carro: 10,1%. Roubos a Banco: 42,9%. Furtos: 13,8%. Furtos de veículos: 16,8%.

Houve uma queda nos registros de roubos de cargas: -2,4%; lesão corporal: -4,9%".

A cada dois dias uma pessoa é morta em assalto na cidade de São Paulo. Acho que é urgente que nossas autoridades tomem alguma atitude efetiva no sentido de conter esse descalabro de violência que estamos vivendo.

Ouvi uma justificativa que parte da responsabilidade se deve aos ataques ordenados pelo PCC, como se isso amenizasse o problema. A situação é muito grave.

Entendo que o Governo do Estado - maior responsável pela segurança - parece-me bastante omisso no que diz respeitos às ações para conter a violência.

Vejo, hoje, nossa polícia com medo. Os policiais estão bastante assustados - são grandes vítimas dessa violência.

Sr. Presidente, vejo que temos, de forma urgente, de olhar com atenção para um assunto que tenho falado de forma reiterada, e que é a questão da Guarda Civil Metropolitana, que trabalha especialmente na prevenção, mas que, hoje, trabalha com um número irrisório de policiais. Temos guardas civis em atividade, em torno de1200, não 6 mil e tantos que são contabilizados. Temos muitos guardas afastados. São 120 por ano que estão dando baixa na Corporação e há 10 anos não há um novo concurso.

Este Vereador solicita para que esta Casa faça gestões junto ao Prefeito Haddad para que urgentemente sejam abertas novas vagas, seja promovido um novo concurso para que novos policiais civis possam atuar na segurança de São Paulo.

Caminhando pelas ruas, constato um aumento muito grande, em meu bairro, de violência contra os veículos. Ando pela manhã todos os dias e vejo, em meu bairro, em torno de 6 a 8 veículos com vidros quebrados - isso em uma região central de São Paulo, extremamente policiada e razoavelmente iluminada.

A questão da iluminação pública é extremamente importante. Inclusive, houve uma proposta de uma CPI com relação ao Ilume, órgão responsável pela iluminação na Cidade e que está fazendo um trabalho absolutamente deficitário.

Temos lâmpadas muito velhas e que não iluminam as ruas. Temos um problema muito sério, porque precisa haver uma mudança urgente quanto ao conceito do que seja iluminação pública. Hoje, temos a iluminação voltada para o asfalto, para os carros e as calçadas estão absolutamente às escuras.

Ontem à noite saí e, próximo a minha casa, observei uma rua completamente escura e, repito, isso em uma região privilegiada da Cidade, em termos de iluminação. A rua estava às escuras com quatro postes seguidos sem uma lâmpada acesa.

Sr. Presidente, agradeço as providências que serão tomadas com relação à iluminação da cidade de São Paulo, que o Ilume tome as atitudes necessárias para que o seu contrato seja cumprido efetivamente, assim como o efetivo da Guarda Civil seja ampliado através de um concurso urgente. Muito obrigado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário