terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Segundas Paulistanas: o espaço de debate entre sociedade civil e parlamento



“Segundona tipicamente paulistana”, brincaram alguns. Fortes chuvas, inundações e congestionamento por toda a cidade. A situação não impediu que quase 60 cidadãos chegassem à Câmara Municipal para pensar juntos quais os rumos que se quer para a cidade. A primeira edição das Segundas Paulistanas, de iniciativa do vereador Ricardo Young (PPS), deu o passo inicial na noite de segunda-feira (18/2) para um mandato transparente e participativo. Mediado por Young, o debate Governança, Participação e Processos Colaborativos contou com o conhecimento das pesquisas de Rubens Born, do Instituto Vitae Civilis, e com a experiência ativista de Rodrigo Bandeira, criador da rede social Cidade Democrática.


O presidente da Câmara, vereador José Américo (PT), deu as boas-vindas aos participantes e contou que São Paulo é a cidade mais fragmentada que ele conhece. “Uma região pensa o contrário da outra. Os bairros têm interesses opostos.” Young foi além. “A cidade está fraturada. E justamente por isso o debate é tão importante”.

Para Bandeira, é preciso abandonar a “postura infantil” de deixar o problema na mão dos governantes. “É difícil administrar uma cidade com o pequeno nível de participação que temos hoje. Não se sabe o que as pessoas querem.” Segundo ele, a criação do site Cidade Democrática se destina a um diálogo maduro, lado a lado com o poder público.

Para Rubens Born, a governança não significar o poder, mas o controle dos poderosos. Ela só existe quando há um propósito, segundo ele. “E o propósito tem que ser sustentabilidade”, concluiu.

Após o debate, os participantes se reuniram para discutir perguntas e sugestões. Todas as recomendações foram registradas e serão trabalhadas através do perfil do vereador Ricardo Young que está sendo construído na rede Cidade Democrática.


Confira tudo que foi sugerido:

Para o mandato

- Reunião dos vereadores nas subprefeituras, para conhecer lideranças e desafios dos bairros;
- Criação de canais de diálogo a partir das lideranças da sociedade;
- Utilização de software livre no gabinete e nas atividades do mandato

Para as Segundas Paulistanas

- Debate sobre recursos educacionais abertos.
- Espaço e formato que acessem e criem inteligência coletiva, com:
*Participação de mais vereadores;
* Aproximação do evento com a Assembleia Legislativa;
*Realização do evento em outros dias, nos bairros e com subprefeituras;
* Participação pela internet e disponibilização de internet wi-fi para os presentes na Câmara;
* Formato que permita mais fala dos participantes, com crachá que os identifique;
*Facilitação gráfica para publicar nas redes depois, com vídeo;
* Mapa que aponte os locais de onde vêm os participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário