sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Young: “Câmara tem todas as condições de discutir uma cidade melhor, acolhedora, saudável e sustentável”

Em discurso realizado na sessão extraordinária desta quinta-feira (21/2), o vereador Ricardo Young (PPS) afirmou enxergar a atual legislatura “com entusiasmo”. Segundo ele, o “Plenário pode ser um grande espaço para discutirmos uma cidade melhor, acolhedora, saudável e sustentável, onde possamos convergir ideias da São Paulo que queremos”.

O parlamentar, que é um dos fundadores do Instituto Ethos, da rede Nossa São Paulo e do Akatu, lembrou que o atual prefeito assumiu o compromisso com a plataforma das Cidades Sustentáveis. “Tal compromisso representa um repensar da cidade”, disse. Leia abaixo a íntegra do discurso.

“Sr. Presidente, Srs. Vereadores, é uma grande honra estar com V.Exas hoje nesta minha primeira fala.

Gostaria de dizer aos que nos assistem pela TV Câmara e a todos os colegas da Casa que vejo esta legislatura com grande entusiasmo, porque estamos vendo uma janela de oportunidades se abrir e não pode ser perdida. Isso está ocorrendo num momento em que a Cidade tratará do seu destino, por meio da rediscussão do Plano Diretor, da Lei do Zoneamento e do Código de Obras. A Cidade de São Paulo vai ser passada a limpo. Mais ainda, não será passada a limpo de acordo com interesses específicos desse ou daquele grupo; será passada a limpo pelo conjunto da população que, mais do que nunca, está engajada em repensar o Município, colocando São Paulo na lista das cidades que não deixam que a desorganização e o caos acabem com elas mas, pelo contrário, se reerguem a partir dessa oportunidade.

Nunca é tarde para lembrarmos de que o nosso Prefeito assinou um compromisso com a plataforma das cidades sustentáveis - o C-40. Tal compromisso representa um repensar da cidade, a partir dos doze eixos de sustentabilidade. Vou citá-los, pensando do local para o global. As cidades estão, cada vez mais, sendo a fronteira da discussão da sustentabilidade. É fundamental que encontremos soluções, no Município, para pensarmos soluções para o Estado e para o País.

Temos de ter uma ação em relação à Saúde, com melhor mobilidade e menos tráfego; consumo responsável e opções e estilos de vida, educação para a sustentabilidade; economia local dinâmica e sustentável, e cultura e sustentabilidade, promovendo e disseminando os novos conceitos e valores de um mundo que precisa de uma alternativa urgente de desenvolvimento; planejamento e desenho urbano, não submetendo a Cidade aos interesses críticos mas, sim, antecipando-se a eles, incorporando tais interesses num repensar de uma cidade acolhedora, com qualidade de vida. 

Ao mesmo tempo, temos de pensar na gestão local e na qualidade da gestão pública, que tem sido um grande empecilho para o desenvolvimento da Cidade. Temos de modernizar a Administração, tornando-a eficiente, menor e mais competente. Temos de trabalhar com equidade, justiça social e cultura de paz, cuidando dos nossos bens naturais comuns, garantindo uma governança da Cidade e que seja ética e transparente. 

Sou empresário e venho do setor privado. Militei e ajudei a fundar várias instituições nesta cidade como o Instituto Ethos, a rede Nossa São Paulo, a Akatu. Meu mandato estará a serviço desta Casa.
Tenho que nós, nesta Casa, precisamos ajudar o Sr. Prefeito a fazer uma gestão memorável. S.Exa. assinou o compromisso com a plataforma das cidades sustentáveis. Nesta semana, esta Casa esteve cheia de lideranças em três eventos promovidos, nas Segundas Paulistanas, no evento promovido em função do Congresso da Produção mais Limpa e no evento realizado anteontem, que impressionou a todos pelo número de pessoas - o Fórum Suprapartidário para a Cidade Saudável e Sustentável.

Como vemos, a Cidade conclama soluções. O Sr. Prefeito assinou um compromisso. É hora de esta Casa pensar a cidade com grandeza, não dentro dos limites de uma visão partidária, mas para que possamos ser o pilar de sustentação, para que a Prefeitura realize o mandato dos nossos sonhos. Sem se assumir ser o Executivo, o Plenário pode ser um grande espaço para discutirmos uma cidade melhor, acolhedora, saudável e sustentável, onde possamos convergir ideias da São Paulo que queremos. Muito obrigado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário