quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Milton Ferreira destaca demora de exames na periferia; Comissão ouvirá secretário


Texto – Roberta Rosa – Liderança do PPS

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (18/2) a primeira reunião da Comissão Permanente de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher da Câmara Municipal da cidade de São Paulo.

Essa comissão permanente tem por objetivo, entre outros, pesquisar e estudar a situação das mulheres na cidade.

A vereadora recém–eleita Juliana Cardoso (PT), presidente da Comissão, abriu os trabalhos saudando os demais parlamentares integrantes da Comissão e comunicando aos presentes a pauta do dia: aprovação do calendário das reuniões; convite ao Secretário Municipal de Saúde para apresentação da prestação de contas da pasta do último trimestre de 2008, bem como seu plano de governo para o ano de 2009; a elaboração de material informativo da Comissão; entre outros itens.

“Uma das prioridades da Comissão é trazer o secretário municipal da Saúde para que ele faça a prestação de contas do quarto trimestre e informe qual o projeto de sua pasta para este ano para atender a população da cidade, principalmente com relação às pessoas da terceira idade que necessitam de atendimento médico, de lazer e de cultura”, destacou Juliana Cardoso.

Em seguida, o vereador Claudio Prado (PDT) observou que a pauta apresentada estava muito extensa. O pedetista destacou a importância da atuação dos idosos na legislatura passada, propondo a continuidade da Subcomissão do Idoso.

Noemi Nonato, do PSB, saudou seus pares, dando–lhes boas vindas. A vereadora Sandra Tadeu (DEM), que é a vice–presidente da Comissão, também fez saudações aos componentes da Mesa.

O vereador Jamil Murad (PCdoB) ressaltou a importância da Comissão e sua missão que, segundo ele, é “defender a saúde das mulheres”. Ele aproveitou para criticar o serviço de saúde na cidade, citando recentes casos de dengue na zona leste da cidade.

Carlos Alberto Bezerra, líder do PSDB na Casa, posicionou-se no sentido de focar a atuação da Comissão. “Nós devemos apresentar propostas à Casa e não investigar órgãos municipais”, disse. O tucano questionou as regras que irão balizar a Comissão e, assim como Cláudio Prado, posicionou-se favorável à manutenção da Subcomissão do Idoso.

Já o médico e vereador pelo PPS, Dr. Milton Ferreira, destacou a carência de saúde nas regiões periféricas do município e na demora na marcação de exames de alta complexidade, como a ressonância magnética: “Na periferia, para marcar um exame de ressonância magnética leva-se um ano e meio”, afirmou. No final, ressaltou que “os vereadores precisam dar respostas a população que tem no voto uma arma para lutar pelos seus direitos”.

Em seguida, Jamil Murad cumprimentou Milton Ferreira pelo seu posicionamento.

A reunião foi finalizada com a votação e aprovação, por unanimidade, da manutenção da Subcomissão do Idoso. Também foi aprovado o envio de convite ao Secretário Municipal de Saúde, Januário Montone, para participar de uma audiência pública.

Os parlamentares aprovaram a realização de um debate em comemoração ao Dia Internacional da Mulher - a ser realizado no próximo dia 11 de março, com a presença de especialistas na saúde da mulher.

A próxima reunião está marcada para o dia 4 de março, quando será decidido quem comandará os trabalhos da Subcomissão do Idoso, além de definir os nomes dos convidados para o debate do dia 11 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário