terça-feira, 13 de maio de 2014

Câmara discute o "lixo zero" em São Paulo



Foto - Luiz França/CMSP

Por iniciativa do vereador Ricardo Young (PPS), a Câmara Municipal recebeu nesta segunda-feira (12/5) o I Seminário Legislação para o Lixo Zero, debate que trouxe especialistas mundiais para expor e discutir as melhores práticas legislativas de gestão e participação popular para a construção de cidades lixo zero.

Para Ricardo Young, lque também é presidente da Frente pela Sustentabilidade, a única forma de transformar as cidades para a sustentabilidade “é inverter o sinal de espaços destruidores dos serviços ambientais para espaços geradores de serviços”. 

“Precisamos deixar de funcionar como um buraco negro que suga todos os recursos naturais sem regenerar nada. Um dos grandes esforços do século XXI será mudar a natureza do aglomerado urbano. A questão do lixo é fundamental nesse sentido, porque estamos falando da capacidade de reciclar aquilo que extraímos da natureza. E quanto mais conseguirmos fazer essa recuperação, mais condições teremos de reduzir nossa pegada ecológica”, disse ele em seu discurso de abertura.  

Para o líder do PPS na Casa, o grande desafio está na mudança de hábitos e da cultura da população quanto aos resíduos sólidos. “Toda a indústria também é repensada com a logística reversa. Múltiplos agentes precisam se redefinir. A lei de educação ambiental, que aprovamos esse ano, tem um capítulo só para isso”, lembrou. 

Rodrigo Sabatini, do Instituto Lixo Zero Brasil, explicou que o seminário trouxe uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para orientar a população a modificar seus estilos de vida e práticas, dando suporte a ciclos sustentáveis naturais.

Ouça abaixo a reportagem da Web Rádio Câmara sobre o evento. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário