quarta-feira, 14 de maio de 2014

João Batista de Andrade sente saudades das grandes reportagens


Foto - Luiz França

O cineasta João Batista de Andrade participou na manhã desta quarta-feira (14/5) do Ciclo de Debates em Comunicação, promovido pela Câmara Municipal de São Paulo. Militante histórico do PCB/PPS, João Batista relembrou grandes reportagens feitas para o Globo Repórter e para o Jornal Hora da Notícia, da TV Cultura, onde trabalhou ao lado de Vladmir Herzog, Fernando Pacheco Jordão e Fernando Moraes. Seus trabalhos cinematográficos eram grandes reportagens e possuíam um caráter social, de denúncia contra os desmandos dos militares durante o Golpe de 64.

João Batista, que hoje é diretor do Memorial da América Latina, deu detalhes dos bastidores da censura aos seus filmes e mostrou o seu descontentamento com o jornalismo brasileiro nos dias atuais e falta de grandes reportagens. “Hoje vivemos um período de falência da imprensa. Todo mundo fala sobre tudo, é um festival de opiniões sem fontes, com superficialidade”.

O filme “Liberdade de Imprensa”, de 1967, de autoria de João Batista, foi exibido para os convidados (entre eles, diversos estudantes de jornalismo). A película teve  importância fundamental na luta pela formação de opinião contra o regime militar. “Foi o primeiro filme que contestou a ditadura militar, a repressão, e até o IBAD – Instituto Brasileiro de Ação Democrática, que atendia os interesses da CIA no Brasil”.  Ouça abaixo a íntegra da reportagem feita pela Rádio Web Câmara. Assista também o filme “Liberdade de Imprensa”.


Ouça abaixo a íntegra da reportagem feita pela Rádio Web Câmara


Nenhum comentário:

Postar um comentário