quarta-feira, 14 de maio de 2014

Young chama atenção para interrupção de projeto com moradores de rua


Foto - João Bacelar

Em Comunicado de Liderança realizado nesta terça-feira (13/5) durante a sessão extraordinária da Câmara, o vereador Ricardo Young chamou a atenção para o provável fim do programa “Minha Rua, Minha Casa”, realizado pela premiada Organização de Auxílio Fraterno

O projeto desenvolve atividades sociais com moradores de rua da região do Glicério, região central, e é liderado pela freira Maria Regina Manoel, que dedica-se à causa humanitária há cerca de 30 anos. Mas a iniciativa poderá ser encerrada, caso não receba mais os recursos da Prefeitura necessários à sua manutenção.

“Todos estão vendo que a Baixada do Glicério tem sido gradativamente regenerada nesse período de atividades da Auxílio Fraterno. Nosso mandato encaminhou o pedido de emenda parlamentar à Secretaria de Assistência Social para que esse trabalho não fosse interrompido. Infelizmente, a secretária Luciana Temer não deu o retorno sobre a emenda. Ao não dar o retorno, a Organização não tem como não impedir o fechamento do programa. Isso significa fechar as portas e dar as costas para um dos programas assistenciais mais importantes da cidade”, disse Young. Abaixo, a íntegra do discurso do vereador.

“Sr. Presidente, infelizmente, sou portador de uma notícia que não é nem um pouco alvissareira.

Hoje, de manhã, tivemos, na Comissão da Verdade, uma reunião muito importante e o debate sobre a questão do serviço funerário, e também do fato de haver sepultamento de indigentes que, muitas vezes, são pessoas desaparecidas e foram identificadas como indigentes.

Dessa discussão, evidentemente, surgiu um debate mais amplo sobre a situação lamentável em que se encontram os moradores de rua da Cidade. E, daí, soubemos de uma decisão que pode implicar numa perda enorme para a Cidade: a decisão do fechamento do programa Minha Rua Minha Casa.

Não faz um mês, dia 28 de março de 2014, acompanhei, aqui, a Irmã Regina e o Sr. Claudio Conz, em uma audiência com a Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, pedindo que os 300 mil reais da emenda parlamentar que tínhamos feito fossem liberados pela Secretária Luciana Temer para que esse trabalho da Minha Rua Minha Casa – um trabalho que está sendo feito na Cidade há mais de 20 anos – não fosse interrompido.

Sras. e Srs. Vereadores, V.Exas. conhecem o viaduto da Baixada do Glicério. V.Exas. conhecem todas as melhorias que foram feitas naquele viaduto, que acabou se tornando um equipamento social da maior importância, além de ser um espaço de recuperação e apoio aos moradores em situação de rua. Também foi um espaço que gradativamente foi sendo regenerado. É um espaço verde, onde até árvores frutíferas hoje existem, debaixo do viaduto da Baixada do Glicério. Mas, infelizmente, a Sra. Secretária Luciana Temer não deu retorno sobre a emenda parlamentar. Ao não dar retorno, a OAF não teve outra alternativa a não ser decidir pelo fechamento do Programa Minha Rua Minha Casa.

O fechamento desse programa implica fechar os olhos e virar as costas para uma das iniciativas sociais mais importantes da Cidade, que recebeu o PNBE da cidadania por duas vezes, em 1996 e 2000. Recebeu o Prêmio Rotary de preservação do meio ambiente no ano 2000; os prêmios de reconhecimento junto às ações dos movimentos nacionais de catadores de materiais recicláveis; viagens e participação em seminários internacionais; Prêmio Irmãos Villas-Boas-Humanitas; além de ter sido a OAF a criadora da primeira cooperativa de catadores, a Coopamare.

Por uma falta de política social na Cidade, por não estarmos enfrentando a questão dos moradores em situação de rua, estamos perdendo, Sr. Presidente, uma das iniciativas mais importantes que nós temos no campo social nesta Cidade, o Minha Rua Minha Casa, de responsabilidade da Organização de Auxílio Fraterno.

Faço uma solicitação aqui aos Vereadores da bancada do Governo, para que intercedam junto à Sra. Secretária Luciana Temer, para que sejam liberados esses recursos e para que não percamos essa grande contribuição.

Nós vamos não só perder isso, mas veremos a Baixada do Glicério e o Viaduto do Glicério tornarem-se um lugar de ninguém. A destruição de um patrimônio público construído, nesses últimos vinte anos, irá ao léu, e será mais um espaço de ocupação desordenada, havendo deterioração, violência e tráfico de drogas na Cidade.

Temos ainda a possibilidade de intervir. Então, peço a todos os Srs. Vereadores que me ajudem nesse pleito junto à Sra. Secretária Luciana Temer, para que haja liberação desses recursos, senão o Minha Rua Minha Casa fechará no final desta semana. Muito obrigado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário