terça-feira, 6 de maio de 2014

“Segundas Paulistanas” debate transparência nos órgãos públicos




Site da Câmara


A transparência de instituições públicas foi o tema do “Segundas Paulistanas”, espaço de discussão promovido pelo vereador Ricardo Young (PPS) uma vez por mês na Câmara Municipal para debater temas ligados à cidade.

Muitas pessoas interessadas em tecnologia e democracia da informação discutiram maneiras de como tornar transparente o trabalho das instituições governamentais.

Para o hacker Pedro Markun, além da transparência dos órgãos, é preciso que os processos políticos também sejam transparentes. “A população não tem conhecimento e acesso ao que acontece nos bastidores do poder, que é onde ocorrem os acordos”, afirmou.

De acordo com Young, há uma grande distância entre o tempo das instituições governamentais e a tecnologia disponível hoje. “O grande desafio é como essa tecnologia pode ser útil, dentro do marco da legalidade, na busca pela transparência”, ressaltou.

A inclusão digital também foi debatida durante o evento. Markun chamou a atenção para a marginalização das pessoas que estão fora desse processo. “O digital hoje é como saber ler e escrever em português”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário