quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Luz, câmera e ação: Zona Leste terá seu 1º Festival de Cinema


Renan Geishofer -Vereador Claudio Fonseca

Os moradores da zona leste de São Paulo recebem no começo deste ano um grande presente: o “SP Leste em Movimento”, 1º festival de cinema da região. As atividades serão realizadas entre os dias 11 e 20 de fevereiro, das 19h às 22h, no CEU (Centro Educacional Unificado) Quinta do Sol (Avenida Luiz Imparato, 564). O vereador Claudio Fonseca, um dos incentivadores do Festival, participará da noite de estréia.

De iniciativa da Associação Cultural Poder Negro, o Festival tem como objetivo promover as manifestações artísticas da região, realizar pesquisas e armazenar todo o material cinematográfico que faz referência à zona leste. Todas as produções ficarão disponíveis à população nos CEUS, nas casas de Cultura da região e no Centro Cultural São Paulo.

Serão realizados também debates e palestras dos filmes em cartaz, bem como analisando os recursos audiovisuais como ferramentas de critica social, retrato da história, da arte e da cultura de um povo. E para movimentar ainda mais a grande região urbana, será feito um concurso de foto-documentários e uma batalha de MC’s.

O samba também será lembrado com a justa homenagem ao Seu Nenê da Vila Matilde, fundador da Escola de Samba “Nenê de Vila Matilde”, falecido em 2010, com o documentário “Seu Nenê”, de Carlos Cortez, que retrata a vida desse que foi um grande bamba do samba paulistano.

Segundo o vereador Claudio Fonseca (PPS), o evento vem em boa hora já que a região carecia de produções cinematográficas alternativas: “Essas produções independentes acabaram por deixar de estarem apenas sob controle das grandes redes de TV e das produtoras de cinema”, disse. Para o parlamentar, “é extraordinária a oportunidade criada pelo Festival para a exibição dessas produções”.

Veja aqui a PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Veja aqui o texto do vereador sobre o evento

SP Leste em Movimento

De 11 a 20 de fevereiro, das 19h às 22h
Local: CEU Quinta do Sol
Endereço: Avenida Luiz Imparato, 564 – Vila Cisper

Para mais informações acesse o sítio do festival: www.festcinespleste.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário