segunda-feira, 14 de março de 2011

Discurso de Claudio Fonseca destaca Plano Diretor Estratégico

Na Sessão Ordinária da última quinta-feira (14/3), o líder do PPS, vereador Claudio Fonseca, discursou na tribuna destacando os projetos que estão na pauta da Câmara nesta semana. O parlamentar também ressaltou os debates em torno do Plano Diretor Estratégico da cidade, que deverá ser revisado em 2012, e ainda citou matéria do Jornal Diário de S. Paulo mostrando que as famílias na cidade de São Paulo preferem as escolas municipais, mantidas pela Prefeitura.  Leia abaixo o discurso na íntegra. 

"Sr. Presidente, Sras. e Srs. Vereadores, telespectadores da TV Câmara São Paulo, entre o final de 2010 e início de 2011, tivemos um período momesco, período de Carnaval e agora o País entra no calendário de atividades normais. Tivemos a oportunidade, nesse intervalo, de votar algumas matérias, como por exemplo, o projeto de lei que dispõe sobre o desenho universal, projeto de lei Minha Casa Minha Vida e outros.

A partir de hoje, reiniciados os debates na Câmara Municipal de São Paulo, semana que vem adentraremos nos itens que constam da pauta das sessões extraordinárias, discutindo alguns projetos que são estratégicos para a cidade de São Paulo, entre eles temos: o que dispõe sobre a remuneração dos servidores públicos; o mobiliário urbano; a fundação teatro municipal; a escola municipal de iniciação artística e o Plano Diretor Estratégico, que iremos fazer como maior intensidade em 2012, ano de fato, da discussão do Plano Diretor Estratégico. 


Queiramos ou não, mas como a própria lei assim determina, em 2012, vamos enfrentar esse debate sobre as ações estratégicas para a cidade de São Paulo. A forma com que a Cidade se desenvolve, se organiza. Planejar é mais do que atender ao calendário, é atender uma necessidade real da Cidade. Temos de discutir os planos municipais de habitação, transporte e mobilidade e educação. São questões estratégicas para a cidade de São Paulo, que no exercício do nosso mandato, não podemos descuidar e temos de nos dedicar totalmente.

Como todos sabem, o ano passa muito rápido e muitas vezes uma discussão que se adia por duas ou três sessões representa atrasos na execução de políticas públicas por anos a fio e São Paulo está precisando que todos cuidem dela para que seus cidadãos tenham maior conforto e para dar oportunidade àqueles que vierem para cá em busca de oportunidades para suas famílias.

Temos um sistema de saúde com muitas deficiências, mas quando as pessoas precisam de tratamento é para onde vêm, pois há mais recursos, com tecnologia e conhecimento. Mas não somente as grandes autoridades da República vêm para São Paulo em busca de tratamento. É necessário que tenhamos aqui um sistema de saúde eficiente, que não atenda somente quem tem dinheiro, quem tem poder, mas igualmente todas as pessoas que têm necessidade de tratamento, acompanhamento e cuidados com a sua saúde.

Assim também é o sistema de Educação. Hoje foi publicado uma matéria no jornal Diário de S.Paulo, dizendo que as famílias na cidade de São Paulo preferem as escolas municipais, mantidas pela Prefeitura do Município de São Paulo. Muitas famílias querem até transferir seus filhos das escolas da rede estadual para as da rede municipal, porque no Município há mais políticas públicas de assistência e escolas melhor estruturadas. Não há perfeição. Há deficiência, há necessidade de maiores investimentos, não existem vagas para todas as crianças. 


Na semana passada, o Sr. Secretário de Educação afirmou, em uma entrevista, que ainda demorarão alguns anos para atender integralmente à demanda na Educação Infantil. E é verdadeira essa afirmação. É melhor ouvir isso que ouvir a demagogia que o déficit da demanda, na Educação Infantil, será zerado, quando sabemos que são várias as circunstâncias para que se possa, de fato, atender integralmente a todas as crianças na idade entre 0 e 5 anos e 11 meses, quer seja na administração direta quer na indireta.

Então, os desafios para nós, Srs. Vereadores da Cidade de São Paulo, não são pequenos. Tomara que, terminado o período de Carnaval, inclinemo-nos ao debate e ao encaminhamento das soluções de problemas crônicos, urgentes e inadiáveis para a Cidade. Muito obrigado, Sr. Presidente". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário