Não é segredo para ninguém que o carnaval de São Paulo é um dos mais famosos do Brasil e do mundo. Luxo, beleza e samba no pé são características das 14 agremiações do Grupo Especial paulistano que realizam seus belos desfiles percorrendo os 530 metros da passarela do samba paulistano, o Sambódromo do Anhembi.
Mesmo com o empenho dos carnavalescos e de toda comunidade, é de suma importância que todas as escolas de samba tenham outros incentivos para a produção dos desfiles, como, por exemplo, cursos profissionalizantes capacitando mais foliões na produção dos desfiles, como mostra reportagem do Jornal da Tarde desta segunda-feira (28/2), da repórter Isis Brum, página 4A.
De acordo com a matéria, a parceria inédita entre a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo e o Instituto do Carnaval do Rio de Janeiro dará corpo ao primeiro curso de nível superior de tecnologia em carnaval em São Paulo. Em dois anos serão formados os primeiros gestores carnavalescos que terão o desafio de trabalhar em um carnaval que movimenta mais de 45 milhões de reais em investimentos dos setores público e privado. E todo esse montante têm retorno de mais de 100% com os gastos de todos os turistas que circulam pela cidade.
Segundo a reportagem, as atividades serão divididas em quatro partes. Na área de humanas serão tratados temas como sociologia, antropologia e história do Carnaval. Nas artes plásticas, os alunos terão conhecimentos da história da arte, figurino – fantasia e alegorias – e cenografia. Planejamento abordará a organização do desfile na avenida, entre outros eventos. E em gestão os alunos aprenderão questões administrativas e financeiras.
Essa bela iniciativa trazida a público pelo JT vai ao encontro do que eu proponho para alavancar o carnaval da cidade - neste atual mandato apresentei o Projeto de Lei 600/2009, que estimula às artes carnavalescas na cidade de São Paulo. O PL está pronto para ser votado pelo Plenário da Câmara Municipal.
A minha proposta pretende movimentar com mais intensidade as quadras e galpões das agremiações ao logo de todo o ano, não somente nos meses que antecedem o reinado de momo. Esses espaços físicos ficam sempre esquecidos na maior parte do ano, mas iniciativas como essas relatadas pelo Jornal da Tarde, assim como o meu projeto, manterão o convívio da comunidade intenso nos 365 dias do ano, formando um ambiente para a produção de artigos carnavalescos e palco de debates e palestras.
Para mais informações sobre o meu Projeto acesse o meu site
Vereador Professor Claudio Fonseca é Líder da Bancada do PPS na Câmara Municipal de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário