terça-feira, 29 de março de 2011

Em noite histórica, Madre Clélia Merloni é homenageada por Claudio Fonseca


Renan Geishofer – Liderança do PPS
Ricardo Moreno/CMSP

Em noite que marcou a história do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, o vereador Professor Claudio Fonseca (PPS), prestou homenagem aos 150 anos de nascimento de Madre Clélia Merloni, fundadora da instituição de ensino, durante Sessão Solene da Câmara Municipal realizada no repleto auditório do Colégio Sagrado Coração de Jesus na noite da última desta sexta-feira (25/3). Uma justa homenagem do povo de São Paulo a essa religiosa que dedicou a sua vida à educação de crianças e jovens.

Foi a primeira vez que o Colégio recebeu uma sessão solene do legislativo paulistano. Além disso, o a instiruição fez o lançamento da sua nova logomarca, que representa a unificação de todas as 35 unidades escolares mantidas pelo Instituto no Brasil e na Argentina: Sagrado Rede de Educação.


A solenidade contou com a presença de autoridades religiosas e de importantes aliados, parceiros e voluntários, que trabalham junto ao Colégio. Algumas dessas personalidades compuseram a mesa: Irmã Analice Rocha Amorim, diretora do Colégio Sagrado Coração de Jesus; Dom Milton Kenan Junior, bispo auxiliar e Vigário Episcopal do Setor Brasilândia - representando o cardeal arcebispo metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer; Pe. Arlindo Toneta, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia; Irmã Lucília Eliza Rozeto (gerente do projeto de unificação dos colégios do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus – Província de São Paulo); Irmã Fabiana Bergamin (gerente do projeto de unificação dos colégios do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus – Província de São Paulo); Vicente Claudio Amato, presidente da Associação de Pais e Mestres do Colégio Sagrado Coração de Jesus e Waldir Caldeira, Coordenador da Grande Família do Sagrado Coração de Jesus (GFASC/SP). Carlos Fernandes, (Subprefeito da Lapa) convidado a compor a Mesa, não pôde permanecer no evento para cumprir outra agenda.


Educar é obra de amor


“Educar é obra de amor”. Com essas palavras a Irmã Analice Rocha Amorim fez o primeiro discurso da noite. “Este Colégio, como escola católica, prima por uma filosofia que eleva os valores cristãos e a qualidade de ensino, como primeiro testemunho de fé que professamos. Preocupamo-nos em buscar um humanismo capaz de infundir uma alma ao próprio progresso econômico para que ele seja voltado ‘para a promoção de todo o homem e do Homem todo’, como disse o Papa João Paulo II. Dentro da fala do próprio papa, tentamos revigorar uma educação católica e apresentar, cada vez mais, uma profunda renovação e um impulso missionário, por meio de uma educação participativa, tendo como fundamento principal Jesus Cristo”, disse ela.

A religiosa também celebrou a coincidência com a data da Solenidade: no dia 25 de março a igreja católica comemora a Festa da Anunciação, sendo celebrada a nove meses do Natal.

Educar: Arte de edificar e construir vidas

Para o Professor Claudio Fonseca, autor da homenagem. “educar é a arte de construir e edificar vidas e modificar pessoas”. “Estamos em uma instituição que tem essa missão de construir pessoas melhores para o futuro. Aproveito o momento pra homenagear também todos os educadores presentes neste auditório”.


O parlamentar lembrou que a cidade de São Paulo conta com povos de mais de 72 nacionalidades diferentes, que se deslocaram de suas casas para construir a cidade com seus conflitos e particularidades, mas com uma coisa incomum em alguns lugares: a "solidariedade". “São Paulo foi construída também com o trabalho de diversas regiões, de diferentes credos, de pessoas que apostam na vida”, destacou Fonseca.

A vida e a obra de Madre Clélia foram lembradas pelo vereador. “Vocação religiosa precoce e uma predisposição para servir o seu próximo fizeram com que Madre Clélia Merloni abrisse mão de uma vida familiar de conforto para se dedicar inteiramente por um grande ideal de amor à vida religiosa. Nessa condição, soube transpor todas as dificuldades de sua vida apostólica, conseguindo liderar a implantação de uma obra imorredoura”, frisou.

O vereador também felicitou o lançamento da nova logomarca do Colégio e saudou-o por manter-se solidificado mesmo com tantos problemas na área da educação na cidade.

Relembrando a infância


Representando o Vaticano, Dom Milton Kenan Junior relembrou que passou momentos de sua infância e juventude na companhia das Irmãs do Instituto das Apóstolas. “Nos meus anos de seminário convivi com as Irmãs na Santa Casa de Ribeirão Preto, que administravam e cuidavam daquele local”, disse Dom Milton, que completou: “Podemos até confundir a grandeza das almas das Irmãs do Instituto com a de Madre Clélia Merloni. Ela soube formar uma família com a sua fé vigorosa que procurava sempre transformar os ambientes com muita fé”.

Corações marcados


O Padre Arlindo Toneta destacou que “toda pessoa é um presente de Deus para cuidar do planeta e de seus irmãos”. O religioso disse que Madre Clélia foi um presente especial que passou pela Terra. “Ela marcou corações e vidas. Deixou às irmãs do Sagrado Coração de Jesus a continuidade de sua missão. Geralmente as pessoas fortes, luminosas, não são estéreis e deixam famílias. E Madre Clélia deixou esta família das irmãs apóstolas do Sagrado Coração de Jesus para continuar falando ao mundo do amor de Deus”, analisou Toneta.

O pároco da Igreja da Pompéia felicitou a alegria de ter a presença das irmãs do Sagrado Coração de Jesus na paróquia há 74 anos. “Se não bastasse isso, elas criaram este colégio para formar os filhos e as filhas desta comunidade. E formá-los de uma forma muito especial, formá-los integralmente, aliando a ciência aos valores religiosos. “Esses comportamentos são muito necessários nos dias de hoje, já que estamos perdendo esses valores”, finalizou.


As sementes vingaram

A ex-diretora do Colégio e gerente no projeto de unificação da Sagrado Rede de Educação, Lucília Eliza Rozeto, expôs que toda a alegria deixada por Madre Clélia levou a todos para a solenidade de lançamento da nova logomarca, pelo seu aniversário de 150 anos e pelos 110 anos das irmãs no Brasil, “principalmente em São Paulo e no Paraná, onde foram iniciados os trabalhos das Irmãs no Brasil”.

“Faço parte a dezenas de anos dessa família e sinto como foi o crescimento das obras dirigidas pelas irmãs. Valeu à pena passar por tantas dificuldades, porque neste século XXI podemos colher muitos frutos que as outras Irmãs plantaram. Semeamos bastante e acredito que as sementes vingaram”, comentou Rozeto.

Educação com o coração

A outra gerente do projeto de unificação da Sagrado, Irmã Fabiana Bergamin, pontuou todos os pontos trabalhados para a unificação, que durou mais de seis meses. “Procuramos potencializar nossos pontos fortes, pelos quais somos conhecidos na sociedade, e trabalhamos em cima dos pontos que temos a melhorar”. A Irmã relatou encontro na cidade Bauru entre os colégios e seus funcionários no último dia 19 de março, com a presença de mais de 550 educadores.


Madre Clélia está viva no nosso meio. Ela vive e somos seus filhos espirituais e fazemos que o seu sonho chegue a todas as pessoas. Comemoramos os 150 anos de uma mulher que marcou história. Manteremos a missão de formar cidadãos integralmente e acolher todos os que vêm até nós. Comemoramos a caminhada que as apóstolas percorreram ao longo dos tempos e para a educação ser assimilada ela deve necessariamente passar pelo coração para tocar a vida”, frisou Bergamin.

Ajuda Para a Municipalidade

O Presidente da APM (Associação de Pais e Mestes) do Colégio, Vicente Claudio Amato, afirmou que a Associação é fomentadora das ações cristãs entre os pais, alunos e professores colaboradores com o Colégio. Além disso, realiza ações beneficentes para comunidades carentes.

Grande Família

Waldir Caldeira, coordenador do grupo da Grande Família do Sagrado Coração de Jeus (GFASC/SP), comentou que o trabalho surgiu com o sonho de uma Irmã que queria dividir entre leigos e leigas o carisma e espiritualidade de Madre Clélia. “Somos uma grande família, que não para de crescer, estando presente em vários locais - São Paulo, Bauru, Curitiba, Marília, Catanduva, Argentina, Chile, Estados Unidos, Itália”.

Homenagens


Na Solenidade foram homenageadas pessoas que tiveram grande contribuição para os trabalhos do Colégio.

Rede de Educação

Após a entrega de homenagens foi lançada a nova logomarca do agora Sagrado Rede de Educação. A rede engloba 35 unidades educacionais, da Educação Infantil ao Ensino Superior, contando com a Universidade Sagrado Coração, com sede em Bauru tendo na direção quase 550 irmãs presentes em 11 estados e no Distrito Federal “diretamente ligadas à educação e ajuda ao próximo”, disse a Irmã Fabiana. Bergamin.

Tocando os corações


A Solenidade contou com o apoio do Coral Madrigal Canto D’arte, que cantou o Hino Nacional e a canção I Fiorira, cuja composição menciona a vida e obra de Madre Clélia Merloni.

A banda de alunos, irmãs e funcionários do grupo de Pastoral do Colégio fecharam o evento com chave de ouro com a canção E Madre Clélia Vai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário