quarta-feira, 30 de março de 2011

Comissão recebe denúncia de má gestão no SUS

Roberta Rosa – Liderança PPS

Durante a segunda reunião ordinária da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher, o vereador Gilberto Natalini (PSDB) foi eleito vice–presidente. Em seguida, discussão da pauta do dia.

Os vereadores analisaram documento encaminhado pelo Ministério Público à Comissão referente ao provável “não cumprimento por parte Secretaria Municipal de Saúde às determinações do Tribunal de Contas do Município em relação ao Siga/Saúde - projeto da Secretaria que tem por finalidade melhorar o atendimento e gestão do Sistema Único de Saúde – SUS na cidade.

O documento produzido pelo MP aponta uma demora de 500 meses para que o munícipe realize determinados exames de especialidades. Esses dados foram apresentados através de uma pesquisa realizada pelo TCM. Segundo o vereador Milton Ferreira (PPS), “o TCM tem que dizer o que a Secretaria (Municipal de Saúde) deixou de fazer. Nós devemos chamar o TCM, a Secretaria e as OSs (Organizações Sociais), pois a falta de agendado decidido uma reunião para o próximo dia 27 de abril, às 13h, com representantes do TCM, da Secretaria de Saúde e do Ministério Público para esclarecimentos e eventuais providências em relação à pesquisa.

Os vereadores também receberam denúncia do Conselho Gestor da Supervisão de Saúde de São Mateus que alertam para a precariedade de recursos humanos na Unidade Básica de Saúde da região e da unidade do CAPS – Centro de Assistência e Promoção Social-Adulto de São Mateus (médicos clínicos, pediatras, tacoginecologistas, psicólogos, farmacêuticos, técnicos de farmácia, auxiliares de enfermagem, agpps, odontologia geral, psiquiatria, etc). No próximo dia seis de abril, os membros da Comissão realizarão diligências nos locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário