quarta-feira, 2 de junho de 2010

Coordenadoria do Idoso apresenta ações promovidas pelo grupo


Sítio da Câmara

Aécio Yamada, coordenador geral da Coordenadoria do Idoso, compareceu à reunião ordinária desta quarta-feira (02/06) da Comissão Extraordinária do Idoso e Assistência Social, da Câmara Municipal. Yamada veio fazer uma exposição dos eventos promovidos pelo órgão da Secretaria Municipal de Participação e Parceria.

Essa comunicação, Yamada apresentou recentemente em Portugal. “Os portugueses não têm conhecimento do tamanho de São Paulo”, contou.

“A Secretaria de Participação e Parceria tem como única matéria prima: o ser humano. Nós trabalhamos para fazer a política pública do idoso e o Grande Conselho Municipal do Idoso é nosso grande parceiro. Vamos resgatar o que o idoso precisa para sua vivência”, disse.

Aécio Yamada estimulou os idosos a manusearem o computador no contexto dos objetivos da Coordenadoria de Inclusão Digital, que também integra a pasta. “A Coordenadoria abriu a festa dos 456 anos de São Paulo com o baile dos idosos. Nós fazemos também um trabalho de divulgação do Estatuto do Idoso.”

55 entidades participam dos Jogos Regionais do Idoso (JORI) que envolveu 1500 atletas. A Coordenadoria também promoveu o Encontro Regional com Idosos (“nós vamos aos bairros”); o bloco da terceira idade durante o Carnaval (“Pholia na Luz”, realizado em parceria com a Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade); a Feira da Maturidade; os eventos do Dia Nacional do Idoso (em outubro de 2009); o envio de delegação da Secretaria de Participação e Parceria à Conferência Internacional do Idoso, na China; e cursos como “Entendimento e Atendimento ao Idoso”, “Saúde Bucal do Idoso” e “Saiba Mais sobre sua Audição”.

Segundo Yamada, o Brasil está se encaminhando para ser a sexta população de idosos do planeta. A expectativa média de vida no país passou dos 70 anos. A Capital paulista conta com 1.300.000 idosos, mais de 10% da população de mais de 10 milhões de habitantes.

“Eu sou vice-presidente do Conselho, teve um baile no Clube Juventus, e eu não fiquei sabendo. Mas estava anotado no Diário Oficial o convite. Mas qual idoso consegue ler o Diário Oficial toda manhã?”, questionou a vice-presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso, Olga Léon de Queiroga. “Eu milito na área da habitação desde 1986. Não sou contra os avanços, mas o Rodoanel vai jogar 50 mil famílias na rua”, completou.

“Essas ações da Coordenadoria são isoladas. Não são políticas públicas, nem plano de Estado. Porque a política do idoso é de Estado, não é política de governo. Os governos passam”, criticou o conselheiro Cícero dos Santos.

Compareceram à reunião os vereadores Claudio Prado (PDT), presidente; Milton Ferreira (PPS), vice; José Police Neto (PSDB); e Zelão (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário