segunda-feira, 28 de junho de 2010

PL de líder do PPS cria programa para cuidar da saúde do jovem de São Paulo


O líder do PPS na Câmara Municipal de São Paulo, Professor Claudio Fonseca, protocolou na última semana o Projeto de Lei 305/2010, que institui o Programa Municipal de Saúde da Juventude – Prosaj.

“Esse projeto tem como objetivo promover e difundir conhecimentos importantes para a proteção da saúde física e mental de jovens de ambos os sexos, inseridos na faixa etária dos 15 aos 24 anos de idade”, explica o parlamentar.

Segundo o PL, o Programa terá, além de seminários, palestras e cursos, cartilhas de esclarecimentos e ampla divulgação nas mídias sociais e convencionais.

Vulnerabilidade social e comportamento de risco

De acordo com o IBGE, existem no Brasil cerca de 34 milhões de habitantes – 18,5% da população – dentro da faixa etária de 15 a 24 anos. De acordo com o vereador, a o Programa vai ao encontro da proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) que já declarou 2010 como o “Ano Internacional da Juventude”.

“Segundo pesquisas, o vilão da saúde da juventude tem origem na área social e comportamental, ou seja, o modo de vida na sociedade atual produz riscos à saúde das pessoas, em especial, dos jovens”, diz Fonseca. “Os maiores índices de adoecimento da juventude estão relacionados ao comportamento de risco ou à vulnerabilidade social, traduzido na falta de opções, falta de informações (drogas, álcool, cigarro, sexualidade, entre outras) e dificuldade de acesso a um sistema de saúde especializado”, completa.

Segundo o texto do PL, “é a fase em que o indivíduo formata seu caráter e sua personalidade, cujo processo, depois de concluído, vai produzir um grande efeito na sociedade (...) sendo assim, a saúde da juventude diz respeito a cada pessoa e à sociedade como um todo, considerando os riscos produzidos pelo meio em que vivemos, quais os que podemos correr, quais os que podemos evitar e quais os que devemos mudar”.

“A criação do Prosaj irá contemplar essa mudança e apoiar as metas traçadas pela ONU, especificamente para essa população, considerando seu objetivo de promover e difundir conhecimentos importantes para proteção da saúde física e mental dos jovens”, finaliza o líder do PPS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário