quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Montone detalhe Orçamento da Saúde para 2011


Ao lado do vereador Dr. Milton Ferreira (PPS), integrante da Comissão de Saúde da Câmara, e dos vereadores da Comissão de Finanças, o secretário municipal Januário Montone deu detalhes do orçamento da pasta da Saúde para o ano de 2011 durante a audiência pública realizada nesta quarta-feira (17/11). Na oportunidade, dezenas de representantes da sociedade civil e dos servidores da Saúde participaram da reunião.

Segundo Montone, o orçamento da pasta cresceu 12% em relação a 2010 - R$ 6.127.241.460. Os repasses federais estão na casa dos 30% (maior do que o previsto pela Emenda Constitucional 26) principalmente para o NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família. O secretário afirmou que deseja receber mais repasses da União. Já com o Estado, ele planeja um trabalho integrado.

O Hospital do Servidor Público Municipal, ligado ao SUS, recebe um repasse maior da União. Existem hoje quatro milhões e meio de famílias cadastradas no Programa Saúde Família, da rede do SUS. Nas AMAs (Ambulatório Médico de Especialidade), são 800 mil atendimentos mensais e 9 a 10 milhões de atendimentos anuais.

Para o secretário, existem alguns desafios a serem enfrentados para 2011: ampliar as transferências federais; ampliar a integração entre as redes municipal e estadual, implementar cartões do SUS com prontuário eletrônico, aumentar a fiscalização dos contratos de pareceria (convênios e contratos de gestão) e ampliação e modernização da rede hospitalar através das PPP’s.

Participação popular

Alguns munícipes reclamaram do modelo de parceira da Prefeitura com as OS’s e da falta de hospitais, equipamentos, profissionais e remédios. Alguns reconheceram avanços na área da Saúde da cidade: aumento na quantidade dos atendimentos, não na qualidade.

Metas

Segundo Januário Montone, essas são as metas da pasta para 2011:

- Atingir 110 CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) para atender a exigência do Ministério Público;

- Implantação de quatro NAFS para atingir a meta da Agenda 2012

Anote na agenda

Será realizada nos dias 12,13 e 14 de dezembro a Conferência da Saúde e terá a participação de 1200 delegados eleitos pelos conselhos gestores.

Leia Mais

Orçamento 2011

Agenda completa das audiências públicas

Orçamento 2011: Situação dos precatórios preocupa Claudio Fonseca


Câmara debate orçamento das subprefeituras para 2011

Orçamento 2011: Fonseca participa de debate sobre os repasses para a Educação

940 milhões é o Orçamento da Assistência Social para 2011

Valor do Orçamento da Cultura poderia ser maior, diz secretário

Orçamento dos Transportes para 2011


Líder do PPS vê baixo orçamento para investimento em transporte público

Nenhum comentário:

Postar um comentário