quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Prefeitura apresenta primeira fase do Projeto Nova Luz

A Prefeitura de São Paulo apresentou na manhã desta quarta-feira (17/11) a primeira fase da abertura do processo de consulta pública do projeto preliminar de reurbanização da Nova Luz. O líder do PPS, Professor Claudio Fonseca, esteve presente à apresentação.

Em evento realizado no Teatro Franco Zampari, no Bom Retiro, o prefeito Gilberto Kassab e o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, anunciaram a visão e as diretrizes básicas do plano, que é realizado em parceria com o consórcio formado pelas empresas Concremat Engenharia, Cia City, Aecom e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O Projeto da Nova Luz busca promover a requalificação urbana do polígono formado pelas avenidas Ipiranga, São João, Duque de Caxias, rua Mauá e avenida Cásper Libero - uma área total de 500 mil metros quadrados no coração do centro da Capital. Nesta quarta, Kassab frisou que o processo para a elaboração do projeto caminha dentro das expectativas da Prefeitura.

Composto por dezenas de diretrizes, o Projeto Nova Luz visa potencializar o comércio local, especialmente o setor de tecnologia da rua Santa Ifigênia; diversificar os perfis habitacionais e das atividades, de forma a deixar a região sempre ocupada; recuperar áreas degradadas; ampliar áreas públicas destinadas a praças e ao convívio social; e melhorar as condições gerais de mobilidade e de infraestrutura.

O programa também pretende recuperar os patrimônios históricos, culturais e artísticos do local e criar um ambiente que promova o desenvolvimento social e econômico da região, atraindo novos moradores, empreendedores e freqüentadores.

Ideias e discussões de propostas

Entre as ideias propostas na Nova Luz estão a construção de um boulevar na avenida Rio Branco, a transformação da rua Mauá em um corredor cultural e a criação de um pólo cultural e de entretenimento nas adjacências da Estação da Luz. Ruas como Vitória, Gusmões e outras terão suas calçadas alargadas e ganharão áreas verdes para estimular o uso misto (comercial e residencial). O plano prevê também a ampliação da oferta de residências, a fim de contribuir com a diversidade social da região.
Para isso ser plenamente elaborado, o secretário Bucalem ressaltou a necessidade do diálogo com a população. As consultas públicas deverão contar com diversos setores da sociedade. Durante esse processo, a população poderá se informar e contribuir com a evolução do projeto por meio do sítio Nova Luz e do Espaço Projeto Nova Luz (localizado na rua General Couto de Magalhães, 381).

"O projeto entra agora numa fase de consultas e discussões. Os novos equipamentos e os arranjos da área proposta precisam ser discutidos. Na medida em que a evolução do projeto mostrar o que se pretende também para o interior das quadras, nós teremos a segunda fase de divulgação. Esse é um processo contínuo de participação das pessoas. Queremos que a cidade se debruce sobre o que está sendo proposto, para que todos possam contribuir", observou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário