quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Claudio Fonseca defende construção de escola infantil na região da Rua Augusta


Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (18/8), o líder do PPS, Professor Claudio Fonseca (PPS), mostrou surpresa com a polêmica criada por moradores da região da Rua Augusta, centro, que são contra a construção de uma escola de educação infantil por entenderem “que não existe demanda de educação infantil na região central e, por essa razão, o Poder Público não deveria construir mais uma escola”.

“Há demanda, na pior das hipóteses, para atender aos filhos de empregadas domésticas, daquelas pessoas que, muitas vezes, rejeitam qualquer tipo de intervenção por acreditarem que isso poderá criar desconforto na região”, disse. Acompanhe abaixo a íntegra:

"Sr. Presidente, nobre Vereador Roberto Tripoli, Sras. e Srs. Vereadores, é importante que tenhamos, hoje, o acompanhamento do pessoal que trabalha no combate às zoonoses. Há um projeto de lei a ser aprovado em segunda votação e sei que esse projeto tem urgência. No entanto, não temos tido sessões em que o projeto esteja sendo debatido em plenário. É importante que seja feito porque tem urgência.

O nobre Vereador Alfredinho falou dos projetos relacionados à Guarda Civil Metropolitana. São quatro projetos de lei dispondo sobre gratificações, fixação de política salarial para o pessoal da Guarda bem como para o quadro de pessoal de nível médio e de nível básico da Prefeitura; alguns dispondo sobre gratificação por atividade, outros tratando de função gratificada. De qualquer forma acho que são importantes.

Tendo sido aprovados pela Comissão de Constituição e Justiça, prosseguirão pelas demais Comissões, como é praxe na Casa. Se houver interesse da maioria dos Srs. Vereadores poderá ser realizado um Congresso de Comissões para dar celeridade à votação dos projetos, visto que os servidores públicos de fato estão em situação bastante difícil, em particular os de nível médio, os de nível básico e os da Guarda Civil Metropolitana, que estão há muito tempo tendo reajustes salariais que não passam de 0,01%, aplicados na data base, que é em maio.

Achamos importante porque esses servidores que operam nas praças de atendimento da Prefeitura precisam de incentivo para realizar o trabalho que realizam, que é imprescindível para a Cidade, é de importância estratégica para que São Paulo devolva em serviços de qualidade aquilo que se contribui na forma de impostos, de taxas e assim por diante.

Outro assunto que gostaria de tratar diz respeito à educação infantil. Ontem houve uma polêmica aqui sobre a construção de uma Escola de Educação Infantil num terreno na esquina da Rua Augusta com a Rua Caio Prado, onde há um parque - é uma das poucas áreas verdes de São Paulo. E me surpreendeu o argumento de parte dos moradores daquela localidade de que não existe demanda de educação infantil na região Central e, por essa razão, o Poder Público não deveria construir mais uma escola.

Pode até se discutir se aquela localidade, no início da rua Augusta e próximo ao Mackenzie, onde há uma das poucas áreas verdes da região Central, é a adequada para se construir uma escola de educação infantil, que abrigará crianças de outra escola a ser transferida. Mas alegar a falta de necessidade não é correto, até porque a região Central tem programas específicos como a operação urbana Nova Luz, por exemplo. Existe perspectiva e necessidade de aproveitar prédios ou construir novos edifícios para destinar à habitação de interesse social.

De nada adiantará projetos voltados à habitação de interesse social se não houver equipamentos de educação infantil. São necessárias escolas, postos de saúdes, parques, bibliotecas, centros desportivos, porque a região Central é carente de áreas de lazer para a juventude.

Há demanda, na pior das hipóteses, para atender aos filhos de empregadas domésticas, daquelas pessoas que, muitas vezes, rejeitam qualquer tipo de intervenção por acreditarem que isso poderá criar desconforto na região. Muito obrigado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário