quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Noite de gala comemora os 454 anos da Mooca

O líder do PPS na Câmara Municipal de São Paulo, Professor Claudio Fonseca, promoveu na noite desta terça-feira (18/8), em parceria com os vereadores Adilson Amadeu (PTB) e Ricardo Teixeira (PSDB), sessão solene da Câmara Municipal que comemorou os 454 anos do tradicional bairro da Mooca.

O evento, que contou com a presença de mais de 250 pessoas, foi realizado no teatro Artur Azevedo, também localizado no tradicional bairro operário.

Diversas figuras de destaque do bairro e da região receberam o “diploma de gratidão dos 454 anos da Mooca” concedido pela Câmara Municipal de São Paulo e pela Associação dos Moradores e Amigos da Mooca (Amoamooca).


Acolhedora

“A marca de São Paulo é o acolhimento. Nessa cidade, temos alguns bairros que são mais acolhedores ainda: é o caso da Mooca”, disse Claudio Fonseca em seu discurso. Segundo ele, “a Mooca é uma grife” conhecida em todos os cantos do país e em diversos lugares do mundo.

O vereador enalteceu o papel cultural do bairro, que serviu de cenário para diversos filmes, além de ter sido palco de manifestações culturais de diversas nacionalidades. “Temos um dos mais tradicionais teatros da cidade e um time, o Juventus, que é o segundo no coração de todos os paulistanos”, relembrou.


Sindicalista e defensor dos direitos dos trabalhadores, Claudio Fonseca recordou do papel de vabguarda do bairro, palco das primeiras greves no Brasil: “Aqui se travou as principais batalhas para que se firmassem os direitos sociais dos assalariados, dos trabalhadores”.

Ao final, lembrou que a Mooca é hoje um centro de investimentos, de diversidade gastronômica, e que futuramente duas operações-urbanas vão lajudar a revigorar o bairro: Lapa/Brás e Mooca/Vila Carioca. “São operações que trarão investimentos para a Mooca respeitando a sua tradição e cultura”.

Amo A Mooca

A abnegada presidente da Associação dos Moradores e Amigos da Mooca (Amoamooca), Crescenza Giannocaro, a popular “Dona Zina”, enalteceu a história do bairro, da luta e do trabalho árduo de valorosos imigrantes, das primeiras greves operárias, da pujança econômica, da cultura e de sua famosa gastronomia.

Participaram do evento o vereador Adilson Amadeu (PTB), parceiro na festividade; a Coronel Suely Teixeira, representando o subprefeito da Mooca, Coronel Rubens Casado; Walter Augusto Marques, presidente do Conseg Alto da Mooca; Inspetor Pádua, chefe da inspetoria regional da Mooca da Guarda Civil Metropolitana; Fernando Edson Mendes, comandante da 3.ª Companhia de Policiamento do 21.º Batalhão Policial Militar Metropolitano, entre outras personalidades.


O charmoso evento foi abrilhantado pelo Coral Rafaelis, muito conhecido na Mooca. Inicialmente formado mães de alunos do Externato São Rafael que cantavam música italiana, adota hoje um repertório eclético, que inclui MPB e clássicos da música paulistana. O coral desenvolve um trabalho beneficente, apresentando-se em asilos, hospitais e outras instituições.

O renomado pianista Reginaldo Mordenti brindou a sessão em grande estilo ao executar o repertório composto por partituras de Peter Tchaikovski, Albinonoi e Gaieg.

Em seguida, fechando a noite, a Banda "SUN 7", criada no final dos anos 60 no antigo morro da capucheta na Mooca - uma das homenageadas da noite - brindou o público com o seu alegre e dençante repertório. Os músicos foram acompanhados de um dos maiores intérpretes da música italiana e brasileira, representante do bairro, Ari Sanches, um dos ícones da Jovem Guarda.

Homenageados

Instituicional

AACD, 21º Batalhão PM, 3º Grupamento de Incêndio, Banda os Pholhas, Banda Sun 7, Buffet Riviera, Buffet Tulipas, Cartório de Registrio Civil da Mooca, Círculo dos Trabalhadores Cristãos de Vila Prudente, Clube Atlético Juventus, Clube Atlético Parque da Mooca, Doceira Di Cunto, Drogaria Sinete, Elídio Bar, Giba' Bar, Hospital Cema, Hospital e Maternidade São Cristovão, Hospital Ignácio Proença de Gouveia , Hospital Oswaldo Cruz , Jornal da Zona Leste, Metalurgica Jangada, Metalurgica Ventisilva, Moinho Eventos, Padaria Monte Líbano, Padaria Nova Veredas, Paróquia de São Rafael Arcanjo, Pizzaria São Pedro, Restaurante Don Carlini, RVS - Bicicletas, Subprefeitura da Mooca e Upsai Sistemas de Energia.

Personalidades

Abílio Diniz, Antonio Santoro Júnior, Armando Raucci, Ary Sanches, Aureo Marcellini, Daniela Garcia Silvestrin, Daniela Maria Morenghi, Élcio de Sousa, Ernesto Paulella, Euclydes Barbulho, Fernando Crespi, Guido Carlos Piva, Jéssica Elena Silveira Nascimento, Jéssica Mazzi Gutierrez, Lauro Ribeiro Escobar, Luzinete Santos de Oliveira Melo, Maria Dolores Martins Martinez, Meire Rose Stankevicius Bassi, Nicola Egidio Filie, Nielson Brites D`Amaral, Olga Filomena Martinez, Paulo Walter Spartani, Reginaldo José Stávale, Reginaldo Mordenti, Renato Fregnani, Rosana Mordenti e Vitor dos Santos Souza.

O Bairro


A Mooca completou 454 anos no dia 17 de agosto. O bairro foi fundado em 1556 e hoje possui brasão, bandeira e hino próprios, uma população de aproximadamente 65 mil pessoas, 231 vias públicas e cerca de 7,7 km².

A Mooca tornou-se ao longo do tempo uma referência do reduto de imigrantes em São Paulo, se caracterizando desde então, em um bairro de origens italianas.

2 comentários:

  1. Caro Cesar Hernandes

    Creio que voce não ficou até o final do evento, quando a Banda SUN 7 criada no final dos anos 60, no antigo morro da capucheta na Mooca, além de ter sido homenageada pela Câmara Municipal demonstrou toda a sua alegria em participar dessa solenidade.Mostrou um pouco do seu repertório, inclusive acompanhando um dos maiores intérpretes da música italiana e brasileira e representante do nosso bairro, Ari Sanches, que merece ser citado.

    Abraços
    Nilton Schnaidman
    Banda SUN 7

    ResponderExcluir
  2. Você tem razão, amigom, a culpa foi minha. Já está corrigido. Abraços

    ResponderExcluir