quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Claudio Fonseca recomenda: Museu Lasar Segall


O Professor Claudio Fonseca, vereador líder da bancada do PPS na Câmara Municipal de São Paulo, convida a população a conhecer o Museu Lasar Segall, espaço criado em 1967 para reunir as obras do grande artista Lasar Segall. O acervo é composto por pinturas, gravuras, desenhos e esculturas.

Idealizado por Jenny Klabin Segall, viúva do artista, o Museu foi criado como associação civil filantrópica por seus filhos, Mauricio Segall e Oscar Klabin Segall e, em 1985, o Museu foi incorporado à extinta Fundação Nacional Pró-Memória, integrando hoje o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) do Ministério da Cultura.

Além de promover exposições, são oferecidos, também, cursos e oficinas voltados à disseminação da arte e cultura; o Cine Segall; a Biblioteca Jenny Klabin Segall, especializada em Artes do Espetáculo (Cinema – Teatro – Dança – Ópera – Circo – Rádio – Televisão) e Fotografia; o Café Segall, no jardim de entrada do museu, atende como espaço de convivência para o público freqüentador.

O museu atua como casa de cultura, além do acervo e das salas de exposição de longa-duração, com algumas das principais obras do artista. A instituição oferece uma sala para exposições temporárias para a apresentação de trabalhos de artistas contemporâneos, ou que estabeleçam um diálogo com a linguagem utilizada pelo artista-anfitrião.

No setor de Áreas Criativas, os visitantes poderão participar do trabalho oferecido pelas Oficinas de Gravura, com cursos de xilogravura, gravura em metal e litografia, todos realizados no ateliê utilizado por Segall para a criação de suas obras. Já a oficina de Criação Literária proporciona cursos de iniciação ao texto literário e laboratórios de redação. No Laboratório de Fotografia ocorrem cursos básicos, oficinas temáticas e a utilização de laboratório para processos de revelação e ampliação em P&B. O Conversas Fotográficas consiste em uma série de encontros com fotógrafos, curadores, críticos e especialistas para compartilhar suas idéias e inquietações com o púbico.

Informações

Museu Lasar Segall
Rua Berta, 111 (Vila Mariana)
Telefone: 5574-7322
Aberto de terça a sábado e feriados das 14h às 19h. Aos domingos das 14h às 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário