sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Estudantes ingleses visitam a Câmara Municipal


Renan Geishofer – Liderança do PPS

A convite do vereador Professor Claudio Fonseca, 30 estudantes ingleses integrantes do projeto Global Fellowship visitaram as dependências da Câmara Municipal de São Paulo na tarde do último dia 11 de agosto.

O projeto está no seu terceiro ano de atividades e é organizado pelo British Council Brasil, uma extensão do British Council inglês, organização que busca estabelecer trocas de experiências entre os jovens dos dois países. Para conhecerem a cultura tupiniquim os jovens passaram duas semanas no Rio de Janeiro e as outras quatro semanas passearam pela capital paulista.

Em São Paulo, os estudantes passam pela fase de convivência com famílias brasileiras e aprendem como é o funcionamento do sistema político do Brasil, já que muitos deles têm planos de trabalhar no setor político e econômico. Nas duas semanas finais da visita, conhecem o ambiente corporativo onde estagiam em empresas multinacionais, entre elas a Natura.

Continuidade

A viagem dos jovens tem como principal disseminar o conhecimento do Brasil com os seus patrícios, como explica a gerente do projeto no Brasil, Liliane Rebelo. “Quando voltam para a Inglaterra, eles (estudantes) têm o papel de disseminar esse conhecimento aprendido em um país emergente para toda a comunidade onde vivem”.

O projeto, que está no terceiro ano, já atendeu 300 jovens. A cada ano, 30 visitaram o Brasil, 40 estiveram na Índia e 30 conheceram a China – países que compõem o BRIC, bloco de países economicamente emergentes (Brasil, Índia, China e Rússia). Todos esses cidadãos globais têm como desafio fazer apresentações por dois anos dos conteúdos aprendidos. Eles refletem sobre os desafios que os países visitados enfrentam e como a Inglaterra pode ajudar a resolver esses problemas.

Processo seletivo

A seleção dos alunos é feita pelo British Council nas escolas inglesas, tanto particulares quanto públicas. É feito um processo seletivo que busca um perfil empreendedor, comunicativos e que têm a percepção de entender e respeitar todas as culturas.

A mistura de alunos das diferentes escolas é importante para efeito de comparação entre as diferentes percepções das dificuldades que o Brasil está enfrentando. A gerente do projeto no Brasil fala sobre esses desafios brasileiros. “O Brasil tem problemas para enfrentar, mas os estudantes viram que os problemas na Inglaterra são resolvidos com mais dificuldade”, comenta Rebelo, que completa: “O retorno do projeto é muito positivo e é muito instigante”.

A visita

Os estudantes participaram bem da aula proposta pelo Centro de Comunicação Institucional da Câmara, fazendo muitas perguntas. O chefe de gabinete do vereador, Paulo César de Oliveira, agradeceu a visita e na oportunidade pontuou que “a miscigenação étnica e cultural vista no grupo de jovens é igual a do Brasil”. Ele também destacou a importância e relevância desse tipo de iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário