quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Metrô da Vila Prudente e progressão continuada pautam discurso do líder do PPS

Usando a tribuna da Câmara Municipal nesta quarta-feira (25/8), o líder do PPS, Professor Claudio Fonseca, ressaltou a importância da construção da estação Vila Prudente do metrô para a região. Para ele, a obra “mexerá com a dinâmica do bairro". “Para ali vão se deslocar comércio, novas moradias, novos empreendimentos com a construção de torres de escritórios e apartamentos”.

Em seguida, o parlamentar comentou a utilziação eleitoral da da organização do ensino em ciclos e da progressão continuada. Leia a íntegra do discurso:

“Sr. Presidente, nobres Srs. Vereadores e Sras. Vereadoras, telespectadores da TV Câmara São Paulo, servidores da Zoonose que aqui estão lutando pela aprovação do projeto que lhes diz respeito, no sábado passado foi inaugurada a estação de metrô da Vila Prudente, que traz para aquela região próxima da Mooca um indutor de desenvolvimento.

Nós sabemos que onde temos estação de metrô, um módulo de transporte mais rápido, há geração de desenvolvimento. Aquela é considera uma estação bastante moderna, a com maior tecnologia entre todas aquelas que nós já temos construídas, comparando também com estações de metrô de outros estados e mesmo de outros países, por isso, sem dúvida alguma, é um grande indutor de desenvolvimento, que acaba provocando alterações urbanas nas suas proximidades e em todo o bairro.

Para ali vão se deslocar comércio, novas moradias, novos empreendimentos com a construção de torres de escritórios e apartamentos e, obviamente, mexerá bastante com a dinâmica do bairro. Mas não dá para desconsiderar que é uma grande conquista da população da Vila Prudente e dos bairros próximos, como Parque São Lucas, São Mateus, Vila Alpina, Vila Zelina e mesmo a Mooca.

Com certeza é uma estação que mexe com toda a região e é um melhoramento para toda população local, assim como para aqueles que moram um pouco mais distantes, como no Bairro do Sapopemba e São Mateus, que poderão ter um encurtamento da distância através desse modal de transporte. As pessoas vão se deslocar dos bairros citados até a Vila Prudente e tomar o metrô e chegarão mais rapidamente à região central de São Paulo, à região da Paulista ou Pinheiros, o que é muito importante para os trabalhadores.

Essa estação também é o resultado da luta dos moradores daquela localidade, através de suas organizações, uma delas o Círculo de Trabalhadores Cristãos, através do seu diretor executivo, da Folha da Vila Prudente, que batalharam por muitos anos, pois praticamente desde 1985 que eles têm defendido a construção da estação do metrô na Vila Prudente.

Também devemos dizer que da estação metrô da Vila Prudente até Cidade Tiradentes teremos um novo modal de transporte. Discute-se se será o monotrilho, como está no projeto, ou outra forma. Sabemos que a construção do metrô é bastante cara e São Paulo tem pressa, por isso precisamos buscar algumas alternativas em relação a esse transporte para que possamos assegurar à população maior mobilidade.

Quero cumprimentar o Governo do Estado de São Paulo, os trabalhadores do Metrô, os construtores, aqueles que trabalharam no dia a dia para construir aquela estação, os moradores da região da Vila Prudente que ganham aquele grande investimento público, que é a estação do metrô, e a cidade de São Paulo, obviamente, porque defendemos a expansão da malha metroviária e as suas alternativas, porque sabemos que São Paulo é hoje é uma cidade estrangulada , com dificuldade de mobilidade para os automóveis.

Para finalizar, quero falar um pouco sobre o processo eleitoral. Como há vários candidatos, é comum, corriqueiro, debater-se a questão da organização do ensino em ciclos e da progressão continuada, duas propostas que sempre foram dos chamados setores progressistas de esquerda da sociedade. No debate eleitoral, essas propostas estão sendo contestadas por um dos candidados, que diz que vai extinguir a progressão continuada.

A proposta de progressão continuada, nobre Vereador Natalini, foi instituída em 1992, à época da Prefeita Luisa Erundina, e do educador Paulo Freire no comando da Secrtaria Municipal de Educação. Instituíram não só a progressão continuada, mas a não reprovação entre a 1ª e a 3ª série, que era o primeiro ciclo; a 3ª e a 6ª série, segundo ciclo e 7ª e 8ª série.

O que precisamos discutir são as condições que as escolas possuem para assegurar aos alunos a aprendizagem com qualidade. Entretanto, qualquer um que diz que vai acabar com a progressão continuada não está ciente de que essa forma de organização de ensino está amparada na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e em resoluções do Ministério da Educação e Cultura. Então, é importante que se coloque o debate no devido lugar. Muito obrigado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário