domingo, 4 de março de 2012

Líder do PPS homenageia Maria Genoveva Vello no Dia Internacional da Mulher



Renan Geishofer

O vereador Professor Claudio Fonseca (PPS) homenageia na próxima quinta-feira (8/3), às 15hh30, na Câmara Municipal, a professora Maria Genoveva Vello na sessão solene da Câmara Municipal de São Paulo em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Apaixonada pela Educação

Maria Genoveva Vello tornou-se professora efetiva logo no primeiro concurso para professoras primárias do Estado de São Paulo. Além de lecionar, foi diretora de diversas escolas particulares e estaduais. Aprendeu no contato direto com seus alunos que o conhecimento liberta, transforma, abre caminhos.

Para agradecer todo carinho que sua tia recebeu durante o tratamento no Hospital do Câncer (Fundação Antonio Prudente, atual AC Camargo), Maria Genoveva Vello, em 1967, ofereceu seus serviços a Dona Carmem Prudente, responsável pela instituição médica. Desse encontro nasceu uma amizade que transformou a vida dessas duas mulheres e das crianças hospitalizadas.

Genoveva viajou por todo o País divulgando formas de prevenção ao câncer: participou de campanhas, elaborou palestras, aprendeu e ensinou em escolas e empresas caminhos para compreender, conviver e ajudar pessoas que buscavam tratamento oncológico. O ser humano sempre foi seu maior interesse e ensinar, sua primeira missão.

Com a intenção de promover a vida e aproximar-se das crianças internadas, ela fundou, em 1987, a Escola Especializada Schwester Heine. Para que a escola surgisse, foram necessárias muitas reuniões, já que poucos acreditavam que isso fosse possível. Ensinar em um hospital era considerado, na época, “uma grande loucura”, lembra. Abraçadas nesse sonho, Dona Carmem Prudente e a Professora Maria Genoveva Vello sustentaram essa idéia e abriram caminhos.

Em 15 de outubro, a Escola especializada Schwester Heine completará 25 anos de existência. Nesse período, desenvolveu uma forma particular de ensinar crianças e jovens que, mesmo diante de prolongadas internações, continuam aprendendo e desenvolvendo habilidades.

“Maria Genoveva Vello é uma educadora que dedicou toda a sua vida na busca de formas de melhorar a vida de outros e por isso recebe essa justa homenagem da Câmara Municipal de São Paulo no Dia Internacional da Mulher”, diz o vereador Claudio Fonseca, autor da homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário