quinta-feira, 8 de março de 2012

Maria Genoveva Vello recebe homenagem da bancada do PPS





Oito de março. Neste Dia Internacional das Mulheres, o vereador Professor Claudio Fonseca (PPS) homenageou em Sessão Solene da Câmara Municipal a professora Maria Genoveva Vello, fundadora da Escola Hospital Schwester Heine, instituição especializada em ensinar crianças e adolescentes que estejam em tratamento no Hospital do Câncer AC Camargo.

Maria Genoveva Vello é uma educadora que dedicou toda a sua vida na busca incessante de melhorar a vida das pessoas”, disse o vereador ao entregar-lhe uma placa na municipalidade como forma de agradecer o intenso trabalho social dessa valente mulher.


A pedagoga, feliz com a indicação, afirmou que até hoje mantém contato com os ex-alunos. “Essas crianças crescem e vão exercer suas profissões brilhantemente. É muito gratificante saber que pude dar o apoio para elas aprenderem”, contou.

Diretora da escola, Maria Genoveva conta que sempre busca profissionais que tenham algo a acrescentar. “Quero fazer mais por essas crianças e, por isso, preciso de pessoas que também tenham algo que ajude a melhorar”, afirmou.

O modelo da escola está sendo implantado em outros hospitais do país. E Maria Genoveva fica feliz de saber que a ideia pode ajudar outras pessoas. “Recebo visita de dirigentes de várias instituições e todas com interesse de fazer o mesmo projeto. Isso é ótimo, porque mais crianças serão beneficiadas”, disse.
Apaixonada pela Educação

Maria Genoveva Vello tornou-se professora efetiva logo no primeiro concurso para professoras primárias do Estado de São Paulo. Além de lecionar, foi diretora de diversas escolas particulares e estaduais. Aprendeu, no contato direto com os alunos, que o conhecimento liberta, transforma, abre caminhos.

Para agradecer todo carinho que sua tia recebeu durante o tratamento no Hospital do Câncer (Fundação Antonio Prudente, atual AC Camargo), Maria Genoveva Vello, em 1967, ofereceu seus serviços a Dona Carmem Prudente, responsável pela instituição médica. Desse encontro nasceu uma amizade que transformou a vida dessas duas mulheres e das crianças hospitalizadas.

Genoveva viajou por todo o País divulgando formas de prevenção ao câncer: participou de campanhas, elaborou palestras, aprendeu e ensinou em escolas e empresas caminhos para compreender, conviver e ajudar pessoas que buscavam tratamento oncológico. O ser humano sempre foi seu maior interesse e ensinar, sua primeira missão.

Com a intenção de promover a vida e aproximar-se das crianças internadas, ela fundou, em 1987, a Escola Especializada Schwester Heine. Para que a escola surgisse, foram necessárias muitas reuniões, já que poucos acreditavam que isso fosse possível. Ensinar em um hospital era considerado, na época, “uma grande loucura”, lembra. Abraçadas nesse sonho, Dona Carmem Prudente e a Professora Maria Genoveva sustentaram a idéia e abriram caminhos.

Em 15 de outubro, a Escola Schwester Heine completará 25 anos de existência. Nesse período, desenvolveu uma forma particular de ensinar crianças e jovens que, mesmo diante de prolongadas internações, continuam aprendendo e desenvolvendo habilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário