quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Com pouca participação, Subcomissão de Mobilidade Urbana encerra atividades na Câmara



Devido à falta de quórum durante a maioria das reuniões quinzenais que realizava, a Subcomissão de Mobilidade Urbana foi extinta nesta quarta-feira (21/8) pela instância à qual era subordinada, a Comissão de Transportes da Câmara. 

Presidida pelo vereador Ricardo Young (PPS), o subgrupo havia sido criado para discutir o uso de modais como a bicicleta e o táxi, bem como para debater e propor soluções específicas para a melhoria da mobilidade em São Paulo. A iniciativa de encerramento dos trabalhos partiu do próprio presidente.

Dentre os oito encontros realizados pela Subcomissão, cinco deles não contaram com o número mínimo de participantes necessário. A Subcomissão era composta, além do presidente, por outros cinco parlamentares: Senival Moura (PT), Vavá dos Transportes (PT), Coronel Telhada (PSDB), Souza Santos (PSD) e Claudinho de Souza (PSDB), todos participantes da Comissão principal do tema.

Mesmo com pouco público, entretanto, o grupo foi responsável por realizar reuniões importantes, como a que contou com a presença do representante da CET, Ronaldo Tonohbon, para discutir as propostas do órgão para a cicloatividade. Outro encontro relevante foi o que discutiu, com organizações e associações de motoristas de táxis, o atual modelo de funcionamento do modal em São Paulo.

A Subcomissão de Mobilidade Urbana terá seus trabalhos incorporados à Frente Parlamentar de Mobilidade Humana, que debate tópicos semelhantes aos do subgrupo mensalmente e que conta com a participação indireta da sociedade civil. O então presidente da Subcomissão, vereador Ricardo Young, também é secretário da Frente pela Mobilidade Humana, presidida por Floriano Pesaro (PSDB).

Pauta do dia

Dos 14 projetos de lei avaliados pelos vereadores da Comissão na reunião, dez foram aprovados pelo colegiado. Entre eles, o PL do vereador Jair Tatto (PT), que propõe a criação do Bilhete Único diário. A proposta será encaminhada à discussão em plenário.

Ainda na reunião, Ricardo Young criticou o incentivo que será dado pela Prefeitura ao adensamento de áreas no entorno dos corredores de ônibus e estações de metrô. A proposta foi apresentada pelo prefeito Fernando Haddad no lançamento da minuta do Plano Diretor da cidade, nesta segunda-feira (19).

“Teremos um adensamento brutal nessas áreas. Se a ideia é colocar as pessoas próximas às alternativas de mobilidade, o tiro pode sair pela culatra. Poderemos sobrecarregar o sistema em grande escala”, declarou Young.

Nenhum comentário:

Postar um comentário