quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Young deseja novos corredores de ônibus integrados a todos os modais



Ricardo Young usou a tribuna da da Câmara Municipal nesta quarta-feira (7/8) para chamar a atenção sobre a instalação dos novos corredores de ônibus da cidade que, segundo ele, “não estão articulados com outros modais”. “Esses corredores não estão deixando soluções claras em relação à cicloatividade, aos pedestres e à sinalização”. Leia abaixo a íntegra do discurso. 

“Sr. Presidente, boa tarde. Esta semana pudemos observar a implantação de vários novos corredores de ônibus na Cidade. Já temos recebido manifestações de muitos cicloativistas que esses corredores não estão deixando soluções claras em relação à cicloatividade, aos pedestres e à sinalização.

O Sr. Secretário de Transportes em esclarecimento à Rede CBN, hoje, disse que há uma preocupação da Secretaria em fazer ajustes. Parece-me que isso é bastante natural uma vez que o impacto desses novos corredores perturba a rotina da Cidade. Esperamos que essa implantação seja para melhor. 

Considero que a implantação dos corredores de ônibus sem articulação apropriada com outros modais pode trazer o resultado oposto, isto é: temos uma aceleração da velocidade dos ônibus, uma diminuição da velocidade dos automóveis, que vem diminuindo sucessivamente, e não oferecemos alternativas de outros modais, como a cicloatividade e locomoção não motorizada, com sinalizações e calçadas, enfim, com a infraestrutura necessária.

Hoje, na Comissão de Transportes, conversamos um pouco sobre isso. Estou fazendo um requerimento para, na semana que vem, convidar as autoridades para explicar melhor qual vem sendo a racionalidade sobre os corredores e como eles se articulam com esses outros modais. Estamos na maior expectativa e esperamos, em breve, dar um retorno bastante positivo para os cicloativistas. Muito obrigado, Sr. Presidente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário