quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Líder do PPS saúda a criação da ‘Casa da Mulher Brasileira'



O líder do PPS  na Câmara Municipal, vereador Ari Friedenbach, utilizou a tribuna da Casa nesta terça-feira (28/8) para saudar a criação da ‘Casa da Mulher Brasileira’, órgão federal que terá como prioridade intensificar e combater a impunidade de quem agride mulheres. O Programa, que será lançado em 2014 durante o Dia Internacional da Mulher, tem como objetivo atender cerca de 200 mulheres vítimas de violência por dia. 

O parlamentar aproveitou a oportunidade para dar mais informações sobre o Savis – Serviço de Atendimento às Vítimas Sociais, portal idealizado pelo mandato e que tem como principal objetivo orientar as vítimas de violência. 

“Muitas vezes, as pessoas sofrem violência, mas não sabem a quem recorrer ou aonde buscar ajuda. E o site citado é uma ferramenta muito importante, muito fácil, ágil para as pessoas encontrarem os serviços disponíveis”, explicou. Veja abaixo a íntegra do discurso. 

“Boa tarde, Sr. Presidente; Srs. Vereadores e Sras. Vereadoras; a você que nos assiste pela TV Câmara São Paulo, a todos que estão na galeria.

Quero falar sobre um importante evento acontecido ontem, do anúncio pelo Governo Federal da criação da Casa da Mulher Brasileira. Esse órgão que vai se instalar a partir do dia 8 de março de 2014, em comemoração ao Dia da Mulher, terá como objetivo primordial intensificar e combater a impunidade de quem agride as mulheres. 

Esse problema preocupa a todos, a violência contra a mulher vem crescendo em nosso país, nas nossas cidades. Temos que, de alguma forma, combater a violência de maneira incisiva. Apesar da Lei Maria da Penha, que teve por objetivo combater a agressão às mulheres, segundo as pesquisas, temos ainda hoje índice de que 54% da população conhece alguma mulher que já foi agredida.

A Casa da Mulher Brasileira tem por objetivo atender 200 mulheres por dia. Ela terá em sua estrutura atendimento de delegados, juízes, promotores e defensores públicos para todas as mulheres encaminhadas a esse atendimento. Haverá também atendimento psicossocial, um alojamento que contará com 20 camas, 20 berços, espaço de convivência e brinquedoteca onde essas mulheres, que precisam ser retiradas dos seus lares, tenham para onde ir, sejam acolhidas de forma a se sentirem protegidas, afastadas do ambiente de extrema violência que vem sofrendo.

Haverá também cursos de capacitação de emprego, com objetivo de tirar essas mulheres dessa situação, desse ciclo de violência para que possam realmente reconstruir sua vida.

Seguindo nessa mesma linha de combate à violência, quero aqui dizer a todos, especialmente aos que nos assistem pela TV Câmara, do portal que nós lançamos, do Savis – Serviço de Atendimento às Vítimas Sociais, www.atendimentoavitimas.com.br. 

Todas as pessoas vítimas poderão encontrar aparelhos públicos ou de organizações não governamentais, ou seja, serviços de atendimento gratuito. Hoje, temos 300 órgãos, são instituições cadastradas para atenderem essas vítimas. De forma simples o cidadão pode acessar o site e encontrar na sua região atendimento adequado no caso de violência sofrida.

Era isso que queria comunicar, é muito importante que as pessoas tenham acesso a esses serviços. Muitas vezes, as pessoas sofrem violência, mas não sabem a quem recorrer ou aonde buscar ajuda. E o site citado é uma ferramenta muito importante, muito fácil, ágil para as pessoas encontrarem os serviços disponíveis. Muito obrigado a todos. Boa tarde”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário