terça-feira, 20 de agosto de 2013

Durante Seminário, Ari Friedenbach anuncia criação de portal para vítimas de violência urbana



Tentando entender, analisar e achar soluções para os altos índices de violência na Capital, o líder do PPS na Câmara Municipal, vereador Ari Friedenbach, promoveu nesta segunda-feira (19/8), no Salão Nobre da Casa, o I Seminário de Atendimento a Vítimas Sociais. Ao final, o parlamentar anunciou a criação do SAVS – Serviço de Atendimento a Vítimas Sociais, um portal gratuito, de fácil acesso, que traz os principais serviços para o atendimento às pessoas que sofrem qualquer tipo de violência. 

“O Portal vai disponibilizar todos os serviços existentes a vítimas de violência, divididos por região da cidade. Segundo ele, cerca de 300 endereços, entre órgãos governamentais e não-governamentais, já foram cadastrados (ONGs, universidades, instituições religiosas, entre outros).

Para Friedenbach, o Seminário servirá de base para a elaboração de projetos na área da segurança pública. “Nós vamos fazer a compilação de tudo o que foi dito aqui para tirarmos propostas e informações que podem nos ajudar a elaborar políticas públicas na área da segurança das pessoas”. 

O Seminário tentou apresentar respostas e caminhos que melhorem o atendimento a vítimas da violência urbana na cidade, mas também debateu a questão da reinserção do infrator na sociedade. 



O evento foi dividido em quatro blocos: 

Apoio psicossocial e de saúde a vítimas de violências e traumas

Palestrantes: Dr. Guido Palomba, psiquiatra, Dr. Jefferson Drezett, coordenador do programa Bem Me Quer do hospital Pérola Byington, Cristiane Pereira, do Cravi - Centro de Referência e Apoio à Vítima.

Serviços especializados em atendimento a vítimas de violência e diversidade (mulher, negro e LGBT)

Palestrantes: Rachel Rocha, vice-presidente da comissão de diversidade da OAB/SP; Dra. Margarete Barreto, Delegada especializada em crimes raciais, Branca Paperetti, coordenadora da Casa Eliana de Grammont.

Vítimas de preconceito e de fato: Como oferecer atendimento a familiares de agressores e acabar com as barreiras de preconceito

Palestrantes: Dr. Paulo Sérgio Calvo, psiquiatra forense, Dra. Rosemary Myahara, psicóloga da PUC/SP, Dr. Carlos Weis, defensor público.

Reinserção e reabilitação de jovens e adultos egressos na sociedade 

Palestrantes: Chinaider Pinheiro, coordenador do projeto Empregabilidade do Afro Reggae, Roberto Silva, professor da faculdade de educação da USP, egresso da antiga Febem, Marisa Fortunato, coordenadora pedagógica da Fundação Casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário