Tentando entender, analisar e achar soluções para os altos índices de violência na Capital, o líder do PPS na Câmara Municipal, vereador Ari Friedenbach, promoveu nesta segunda-feira (19/8), no Salão Nobre da Casa, o I Seminário de Atendimento a Vítimas Sociais. Ao final, o parlamentar anunciou a criação do SAVS – Serviço de Atendimento a Vítimas Sociais, um portal gratuito, de fácil acesso, que traz os principais serviços para o atendimento às pessoas que sofrem qualquer tipo de violência.
“O Portal vai disponibilizar todos os serviços existentes a vítimas de violência, divididos por região da cidade. Segundo ele, cerca de 300 endereços, entre órgãos governamentais e não-governamentais, já foram cadastrados (ONGs, universidades, instituições religiosas, entre outros).
Para Friedenbach, o Seminário servirá de base para a elaboração de projetos na área da segurança pública. “Nós vamos fazer a compilação de tudo o que foi dito aqui para tirarmos propostas e informações que podem nos ajudar a elaborar políticas públicas na área da segurança das pessoas”.
O Seminário tentou apresentar respostas e caminhos que melhorem o atendimento a vítimas da violência urbana na cidade, mas também debateu a questão da reinserção do infrator na sociedade.
O evento foi dividido em quatro blocos:
Apoio psicossocial e de saúde a vítimas de violências e traumas
Palestrantes: Dr. Guido Palomba, psiquiatra, Dr. Jefferson Drezett, coordenador do programa Bem Me Quer do hospital Pérola Byington, Cristiane Pereira, do Cravi - Centro de Referência e Apoio à Vítima.
Serviços especializados em atendimento a vítimas de violência e diversidade (mulher, negro e LGBT)
Palestrantes: Rachel Rocha, vice-presidente da comissão de diversidade da OAB/SP; Dra. Margarete Barreto, Delegada especializada em crimes raciais, Branca Paperetti, coordenadora da Casa Eliana de Grammont.
Vítimas de preconceito e de fato: Como oferecer atendimento a familiares de agressores e acabar com as barreiras de preconceito
Palestrantes: Dr. Paulo Sérgio Calvo, psiquiatra forense, Dra. Rosemary Myahara, psicóloga da PUC/SP, Dr. Carlos Weis, defensor público.
Reinserção e reabilitação de jovens e adultos egressos na sociedade
Nenhum comentário:
Postar um comentário