sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Comunidade da subpreitura da Vila Mariana debate a revisão do PDE


A vigésima audiência pública da revisão do Plano Diretor Estratégico foi realizada na noite desta quinta-feira (20/8) na subprefeitura da Vila Mariana, no auditório da ESPM, e contou com a presença de mais de 50 pessoas.

Esta foi a primeira audiência pública com a presença de um deficiente auditivo, que participou do debate da revisão do PDE - uma tradutora de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) fez a tradução simultânea de toda a reunião e da fala do morador Nivaldo.

Na avaliação dos membros da Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente, a ação fortalece a participação de todos nos debates, pois é extremamente importante que os cidadãos saibam como ficará o aprimoramento de transporte, trânsito, meio ambiente e urbanismo da cidade. “Ele (Nivaldo) veio selar da mesma forma que o Burle Marx. Se não tivermos uma cidade egoísta, essa cidade será para todos. E isso foi mostrado de uma forma muito precisa: ou acaba com o egoísmo ou a minha presença acaba com o egoísmo da audiência (com o tradutor de Libras)”, afirmou o relator da revisão, vereador José Police Neto (PSDB).

Para o subprefeito da Vila Mariana, Maurício Pinterich, esse é um exercício maravilhoso de cidadania, pois é dever de todos lutar em prol de uma cidade melhor. “Eu participei da discussão do PRE, acho extremamente importante para o desenvolvimento da região e coloco a subprefeitura a disposição de vocês para o que for necessário”.

“Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição, mas a representação vem da democracia isso depois vem reforçado na legislação urbana. E no Estatuto da Cidade, que é uma lei federal, prevê expressamente aquilo que é levando como gestão participativa, ou seja, o povo participa permanentemente do governo e entre os instrumentos de gestão participativa está previsto as audiências publicas”, afirmou o jurista Dalmo Dalari, que participou do debate como morador da região.

Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Dalton Silvano (PSDB), é extremamente importante ouvir a participação do povo. “Eu já tive a oportunidade de participar em outras ocasiões de reuniões relacionadas ao Plano Diretor, que foi sancionado em 2002, inclusive aqui na nossa região em Vila Mariana. As pessoas que comparecem nas reuniões trazem diversas informações aos vereadores. Estamos sempre aprendendo com essa cooperação”, disse.
Na avaliação dos moradores, a região precisa de mais áreas verdes, conter a construção de novos prédios e cuidados com o sistema viário que tem tráfego intenso. Cerca de 50 pessoas estiveram no debate. Nove delas falaram ao microfone para dar sua opinião, fazer críticas ou sugestões e participar do processo da revisão do PDE. (Leia a fala da comunidade e as respostas do relator do PDE, vereador José Police Neto, aqui).

A arquiteta da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Denise Malheiros – veja a apresentação aqui.

“A Vila Mariana hoje tem uma vocação universitária. Será que ela está sendo vista desta forma? Cada vez mais estudantes estão vindo para cá. Então nós temos que pensar no ambiente sócio-econômico ambiental,” diz o vereador Floriano Pesaro.

Participaram da audiência da ESPM, o subprefeito da Vila Mariana, Maurício Pinterich; a arquiteta da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Denise Malheiros; os vereadores Claudio Fonseca (PPS), Claudio Prado (PDT); Floriano Pesaro (PSDB), Jamil Murad (PCdoB); Dalton Silvano (PSDB); Carlos Apolinário (DEM) e o relator da revisão do PDE, José Police Neto (PSDB).

Reportagem: Alessandra Oliveira.
Edição: Alexandra Penhalver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário