terça-feira, 11 de maio de 2010

CPI da Covisa: Nutricionista faz denúncias em depoimento

Sítio da Câmara

Na reunião ordinária desta terça-feira (11/05), a Comissão Parlamentar de Inquérito da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) recebeu a nutricionista e microbiologista Franciane Ramalho, da Bio Nutry, que presta assessoria empresarial na área de vigilância sanitária.

Franciane apresentou denúncias, inclusive, exibindo imagens com fotos de estabelecimentos impróprios para atender o público, caso de uma padaria que estava irregular há quatro anos e que hoje é assessorada por ela.

A nutricionista apresentou denúncia relativa aos Salgadinhos Pontual Bacon, cujo fabricante não teria comunicado a sua existência à Covisa e de informar enganosamente, em sua embalagem, que o produto não é fabricado com gordura trans.

“Não é zero de gordura trans, porque na formulação tem gordura vegetal. Eu oriento o meu cliente a protocolar na Covisa a formulação do produto”, afirmou Franciane Ramalho, que também exibiu fotografias de peixes expostos em feira livre no bairro da Casa Verde fora da temperatura de 2º C, exigida por lei.

Manipulação de Alimentos

Os vereadores ouviram o presidente da Associação de Marketing Profissional, Guilherme de Almeida Prado. O vereador Paulo Frange (PTB) quis saber se as empresas associadas da entidade realizam eventos com manipulação de alimentos fiscalizados pela Covisa. Prado argumentou que submeteu questionário aos associados e a pesquisa indicou que a grande maioria não trabalha especificamente com alimentos tampouco receberam fiscais da Covisa em seus eventos, já que se relacionam com empresas terceirizadas nesse particular, como bufês. Prado se comprometeu a remeter à CPI os resultados da pesquisa por meio eletrônico.

Paulo Frange relacionou casos e exemplos de propagandas de medicamentos e produtos ligados à saúde, sem a informação de seu responsável técnico, além de outras irregularidades. “A Covisa não fiscaliza. Só vai se tiver denúncia”, comentou Frange.

Em seguida, os integrantes da CPI realizaram diligência ao Supermercado Pão de Açúcar da Praça Panamericana, no bairro de Alto de Pinheiros (zona oeste) para apurar denúncia dirigida à CPI de produtos vencidos vendidos nas gôndolas.

Compareceram à reunião os vereadores Aurélio Miguel (PR), presidente; Jamil Murad (PCdoB), relator; Paulo Frange; Noemi Nonato (PSB); Gilberto Natalini (PSDB); Milton Ferreira (PPS); Sandra Tadeu (DEM); Zelão (PT) e José Police Neto (PSDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário