sexta-feira, 7 de maio de 2010

Plano Municipal de Educação terá reuniões nas subprefeituras

A segunda etapa da construção do Plano foi iniciada, e até o dia 22 de maio serão realizadas reuniões em cada uma das 31 subprefeituras, para definir suas prioridades. O Plano orientará o planejamento das políticas educacionais

Teve início na última terça-feira (04/05) a segunda etapa do processo de construção do Plano Municipal de Educação da Cidade de São Paulo. Até o dia 22 de maio, serão realizadas reuniões em cada uma das 31 subprefeituras, quando serão definidas as prioridades de cada região, que serão discutidas posteriormente em âmbito municipal.

Esta é mais uma fase da construção de um Plano de Educação que orientará o planejamento, a avaliação e o controle social das políticas educacionais para os próximos dez anos, por meio de um processo amplo e participativo que envolve escolas, comunidade e diferentes setores da sociedade.

Desde o mês de março deste ano, escolas e comunidades organizaram plenárias livres, nas quais a população pode sugerir, discutir e inserir pontos que consideram fundamentais para uma educação de qualidade. Será a partir dessas sugestões que as prioridades serão destacadas.

A etapa seguinte será a Conferência de Educação da Cidade de São Paulo, que ocorrerá entre os dias 18 e 20 de junho. Nessa fase, o material obtido durante as plenárias será avaliado, debatido e as sugestões eleitas darão origem ao documento do Plano Municipal de Educação, que será encaminhado para a Câmara Municipal e Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.


Marco

A Secretaria Municipal de Educação convocou o processo de construção do Plano em agosto de 2008. A construção participativa do Plano de Educação da Cidade de São Paulo será um marco não apenas para o Município, mas também para todo o Brasil, ao concretizar os princípios da gestão democrática em educação no maior município do País.

O processo envolve escolas, alunos, pais, comunidade, poder público e diferentes setores da sociedade civil. O documento final, construído por diversos setores comprometidos com o ensino, orientará as políticas educacionais na próxima década. Com ele, não serão traçadas apenas diretrizes, mas também metas a serem atingidas a médio e longo prazos, balizas essenciais para o trabalho das gestões futuras.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

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