quinta-feira, 28 de abril de 2011

Em entrevista à Rede Gospel, Milton Ferreira dá dicas de prevenção à pressão alta


Preocupado com os altos índices de óbitos provocados por doenças cardiovasculares, o vereador Dr. Milton Ferreira (PPS) participou nesta quinta-feira (28/4) do Programa “De Bem com a Vida”, da Rede Gospel. Em entrevista a Bispa Vanessa Martinazzo, o parlamentar deu detalhes de como prevenir a pressão alta ao afirmar que é importante que todo mundo faça a aferição da pressão arterial, independente de idade e sexo.

“Quase sempre o único contato que a pessoa tem com o médico é quando fratura um pé ou um braço. Caso o ortopedista não meça a pressão do indivíduo, podemos dizer que o paciente esteja deixando uma ótima oportunidade de descobrir que está com hipertensão”, explicou.

Milton Ferreira comentou ainda que a hipertensão, popularmente conhecida como “pressão alta”, doença com maior prevalência no mundo moderno, é caracterizada pelo aumento da pressão arterial. “Vários fatores podem causar a doença, como hereditariedade, obesidade, sedentarismo, alcoolismo, estresse, fumo, entre outros. A sua incidência aumenta com a idade, mas também pode ocorrer na juventude”, explicou.

Segundo o vereador, considera-se hipertenso os indivíduos que mantém uma pressão arterial acima de 140 por 90 mmHg ou 14 x 9 .Pressões arteriais elevadas provocam alterações nos vasos sanguíneos e na musculatura do coração. Pode ocorrer hipertrofia do ventrículo esquerdo, acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio, morte súbita e insuficiências renal e cardíaca.

“Cerca de 80% dos casos de acidente vascular cerebral (derrame) e enfarte são provocadas pela pressão elevada. Mais da metade das mortes pelas doenças cardiovasculares, contudo, poderia ser evitada se a hipertensão fosse controlada, pois na maioria dos casos a doença não provoca sintomas”, disse o vereador. O tratamento pode ser medicamentoso e/ou associado com um estilo de vida mais saudável.

"É importante que a pessoa tenha um estilo de vida mais saudável, praticando esporte e tendo hábitos mais saudáveis, evitando o álcool e o cigarro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário