terça-feira, 5 de abril de 2011

Projeto sobre Nota Fiscal Paulistana é apresentado na Câmara


Sítio da Câmara

O secretário municipal de Finanças, Mauro Ricardo Costa, apresentou nesta terça-feira à Câmara Municipal de São Paulo um projeto de lei que, entre outros pontos, prevê a implantação da Nota Fiscal Paulistana. O vereador Dr. Milton Ferreira (PPS) esteve presente e acompanhou a apresentação ao lado do Secretário Especial de Relações Governamentais, Antônio Carlos Rizeque Malufe.

Pelo texto entregue aos vereadores, os tomadores de serviços na capital paulista teriam direito a uma devolução de até 30% do imposto pago (percentual válido para pessoa física). Por se referir a serviços, o programa não entraria em conflito com a Nota Fiscal Paulista, que diz respeito à compra de produtos.

Segundo o secretário, a Nota Fiscal Paulistana beneficiaria qualquer pessoa tomadora de serviços na cidade, e não necessariamente os residentes na capital. Sobre os percentuais de devolução de imposto, ele explicou que as pessoas físicas teriam direito a 30%; as empresas do Simples Nacional e os condomínios edilícios, a 10%; e pessoas jurídicas tomadoras, quando responsáveis tributárias, a 5%.


"Se o projeto for aprovado, esperamos uma adesão muito grande por parte do consumidor. Com isso, poderemos ampliar a emissão das notas fiscais e, consequentemente, diminuir a sonegação", declarou Mauro Ricardo Costa.

Paralelamente, a Secretaria de Finanças propõe a instituição da Nota Fiscal do Tomador de Serviços, que substituiria notas emitidas em papel e outros seis registros atualmente obrigatórios.

Domicílio Eletrônico

Outro ponto do projeto de lei é o Domicílio Eletrônico do Cidadão Paulistano (DEC). Trata-se de um cadastro que colocaria cidadãos e a Secretaria de Finanças em contato direto. Segundo Mauro Ricardo Costa, "com o Domicílio Eletrônico a prefeitura poderá informar o contribuinte para que ele corrija eventuais inconsistências junto ao fisco sem pagar multas ou juros".

Encaminhamento

O projeto apresentado pela Secretaria de Finanças deve ser publicado oficialmente durante a sessão plenária de quarta-feira, e então seguirá para discussão nas Comissões Técnicas.


Ao final da reunião entre vereadores e secretário, o presidente da Câmara Municipal, José Police Neto (PSDB), pediu à liderança do governo que as comissões estabeleçam um plantão e tirem suas dúvidas sobre o projeto, para que até o fim de abril possa haver um debate qualificado e a deliberação sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário