sexta-feira, 6 de maio de 2011

Artigo: O tradicional bairro da Mooca merece um parque público a sua altura


Vereador Professor Claudio Fonseca

O Bairro da Mooca, berço dos imigrantes e da formação da classe operária, pioneiro no processo de urbanização da Cidade de São Paulo, ainda convive dentro do seu perímetro urbano com vários tipos de usos diferenciados que exigem um tratamento adequado para que se possa atingir um desenvolvimento sustentável com equilíbrio sócio-ambiental.

É o caso da área municipal localizada na confluência das ruas Bresser, dos Trilhos e Itajaí, que recentemente foi alvo de denúncias de moradores residentes no entorno que, através dos órgãos de imprensa, se manifestaram contrários ao uso que se faz atualmente deste espaço.

O local em questão vem sendo utilizado pela administração pública como depósito de carcaças de veículos e entulhos, sendo hoje um pólo irradiador de reprodução do mosquito da dengue e de outras moléstias.

De acordo com o Plano Diretor da Cidade de São Paulo, o referido espaço encontra-se situado em um perímetro urbano degradado, localizado em Área de Reestruturação e Qualificação, necessitando da aplicação de medidas que possibilitem a sua recuperação e revitalização.

Portanto nada mais justo que em uma região como o bairro da Mooca, que desfruta de um grau de desenvolvimento urbano acentuado, porém carente de espaços de recreação e lazer, o referido local seja transformado em Parque Municipal Público.

Dentro dessa perspectiva é que apresentei Projeto de Lei 133/11 propondo a criação do Parque Municipal da Mooca, com a implantação de equipamentos sociais para a convivência de crianças, jovens e idosos, dentro do referido espaço, que com certeza contribuirá para a elevação da qualidade de vida dos moradores do Bairro da Mooca.

Esperamos que a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, que trabalha com um plano de implantação de 100 Parques em diversas regiões da cidade até o ano de 2012, viabilize essa nossa proposta, que temos certeza conta com o apoio dos moradores e da Subprefeitura local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário