quinta-feira, 5 de maio de 2011

Câmara aprova a criação da Fundação do Theatro Municipal

No ano em que comemora seu centenário, o charmoso Theatro Municipal de São Paulo terá agora a sua fundação. Por 38 votos favoráveis – e 14 contra – a Câmara Municipal aprovou na tarde desta quinta-feira (5/4) o Projeto de Lei 09/10, de autoria do Executivo, a criação da “Fundação do Theatro Municipal”. O projeto vai a sanção do prefeito.

O PL prevê que a Fundação, que terá autonomia administrativa, financeira, patrimonial, artística e didática, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, contrate uma Organização Social para gerir as atividades do Theatro Municipal de São Paulo.

Em sua estrutura organizacional, a Fundação terá um Conselho Deliberativo, no qual o secretário municipal de Cultura exercerá a presidência. Outros 10 representantes da sociedade civil, comunidade artística e cultural, servidores, corpos artísticos do Theatro e dos Conselhos de Patrocinadores e Orientação Artística completam o quadro de membros.

As principais mudanças serão com relação à forma de contratação artística, que será feita por meio da Organização Social, que obedecerá a Consolidação das Leis Trabalhistas. Além disso, com a sua estrutura financeira e administrativa atuando de forma autônoma, será possível garantir ao Theatro Municipal de São Paulo mais agilidade na produção de espetáculos.

Para o líder do PPS, Professor Claudio Fonseca - que ajudou na redação do substitutivo - a Fundação é fundamental para a sobrevivência do Theatro. “Agora, a teremos mais agilidade para a contração de shows, espetáculos. Ganha a cidade e ganha os funcionários do Theatro, que terão mais segurança em seus respectivos empregos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário