quinta-feira, 26 de maio de 2011

Câmara condecora vencedores do Prêmio Trote Solidário

Sítio da Câmara Municipal
Foto - Ricardo Moreno - CMSP

Foi realizada na noite desta quinta-feira (26/5), na Câmara Municipal de São Paulo (CMSP), a sessão solene para a entrega do Prêmio de Cidadania Universitária Edison Tsung-Chi Hsueh, mais conhecido como "Prêmio Trote Solidário", que premia entidades estudantis que se destacaram na recepção de calouros no segundo semestre de 2010 e primeiro de 2011.

O objetivo do prêmio é acabar com a cultura de opressão e humilhação a que normalmente são submetidos os estudantes que ingressam nas universidades do País. Ao todo, 17 instituições se candidataram. Para definir os vencedores, a comissão julgadora levou em consideração a diversidade e a amplitude das ações realizadas.

Para o presidente da Câmara, vereador José Police Neto, a CMSP deve ser o centro do debate intelectual da cidade. “Ela traz o conhecimento popular e o conhecimento científico das universidades. Isso produz a boa cidade e o bom pensamento. Quando a Câmara se afasta da universidade, ela erra sempre”, disse.

Também esteve presente no evento o vereador Claudio Fonseca, presidente da Comissão de Educação da Casa e líder do PPS. Ele explicou que a Câmara resolveu instituir o prêmio como uma resposta aos trotes violentos. “Aquilo causava um incômodo muito grande, pessoas foram vitimadas. O prêmio foi resultado de um debate da sociedade que repercutiu aqui. É um incentivo para que as pessoas comemorem sua chegada na universidade em um tom de companheirismo e solidariedade, acabando com a agressão e a violência.”

O primeiro lugar ficou com a Universidade Paulista (UNIP), que já tinha vencido a edição anterior do prêmio. Ela recebeu uma Salva de Prata. Em segundo, houve um empate entre a Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP) e o Centro Universitário Adventista. Em terceiro lugar ficou a Santa Casa. Cada uma dessas instituições recebeu uma placa em homenagem aos seus esforços.


"O ingresso na universidade é o momento mais saudável da vida de um estudante. É a socialização do conhecimento que a sociedade tem e é transferido para o mais jovem. Tem que ser um momento de alegria e de troca de energia positiva”, completou Police Neto.

O vereador Dr. Milton Ferreira (PPS) também prestigiou a premiação. Em discurso, lembrou dos tempos de estudante de medicina, saudou o trote solidário, e a Câmara Municipal por patrocinar a ação. “Ganha toda a sociedade com essa premiação”, disse o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário