quarta-feira, 4 de maio de 2011

Claudio Fonseca pede “a copa nacional de educação”

Renan Geishofer – Liderança do PPS

Na quinta reunião ordinária da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, foram aprovados dois requerimentos de vereadores e três projetos de vereadores, na tarde desta quarta-feira (4/5).

Todos os requerimentos são de autoria do vereador Alfredinho Cavalcante (PT). O primeiro deles permite à realização de um seminário da Comissão tratando da Inclusão Social. Para o encontro, sem data e local definidos, serão convidadas autoridades do setor (secretários e técnicos) e representantes da sociedade civil.

O segundo requerimento aprovado autoriza a relização de um seminário da Comissão de Educação, Cultura e Esportes com as Comissões de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia; de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente e Comissão Extraordinária Permanente de Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais para tratar do planejamento que o Poder Executivo tem feito para receber a Copa do Mundo de futebol em 2014.

O presidente da Comissão, vereador Professor Claudio Fonseca, líder da bancada do PPS na Casa, sabe da importância que a Copa do Mundo terá na cidade, embora seja favorável a realização de outra competição: a ‘copa nacional da educação’.

“Gostaria de ver um esforço por parte doa governos federal, estadual, municipal, secretários, ministros, deputados, senadores e vereadores tendo mais entusiasmo com os assuntos da educação no País. Até lancei um desafio aqui na Comissão de realizarmos uma ‘olimpíada da educação’ ou uma ‘copa nacional da educação’. Talvez, as autoridades possam empenhar mais esforço, os mesmos recursos para recuperar o sistema nacional de educação”, expôs o vereador.

O parlamentar acredita também que, com metade dos investimentos feitos para a Copa do Mundo, seria possível construir e reformar diversas escolas já que "algumas não têm banheiro". "Há salas de aula que abrigam no mesmo espaço alunos do 1º ao 8º ano. Além disso, poderíamos colocar professores bem remunerados em todas as escolas, profissionais para cuidar da limpeza, da manutenção e conservação das escolas e coordenadores e diretores de escolas bem preparados”, disse o vereador, que propõe com essa competição melhorias para os alunos no prazo de 10 anos.

Será formado um grupo pela Comissão de Educação que pretende acompanhar os trabalhos junto com a subcomissão formada na reunião da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente para acompanhar o andamento dos trabalhos da Copa na capital.

Na pauta

Na oportunidade foram aprovados três Projetos de Lei de vereadores:

PL 541/2008, de autoria do vereador Gilberto Natalini (sem partido);

PL 383/2009, de autoria da vereadora Juliana Cardoso (PT);

PL 291/2010, de autoria do vereador Adolfo Quintas (sem partido).

Prêmio Paulo Freire

Foi indicado o nome do vereador Alfredinho Cavalcante para representar a Comissão na Comissão Julgadora do Prêmio Paulo Freire (previsto na Resolução 3/1998).

Fazem parte da Comissão Julgadora: Secretaria Municipal de Educação; Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara; Sindicato dos Profissionais de Educação no Ensino Municipal de São Paulo (SINPEEM); União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES); Conselho Municipal de Educação e Associação Brasileira das Organizações Não-Governamentais (ABONG).

Participaram do encontro os vereadores Professor Claudio Fonseca (PPS), presidente da Comissão; Alfredinho Cavalcante (PT), vice-presidente da Comissão; Attila Russomanno (PP), Carlos Apolinário (DEM), Claudinho de Souza (PSDB) e Jamil Murad (PCdoB).

Outras Comissões

Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa

Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente

Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher

Comissão de Administração Pública

Comissão de Finanças e Orçamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário