terça-feira, 31 de maio de 2011

FRENCOOP prepara os trabalhos de divulgação do Ano Internacional do Cooperativismo

Renan Geishofer – Liderança do PPS

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (26/5) na Câmara Municipal de São Paulo reunião da Comissão Organizadora do Seminário “Cultura Cooperativista”, dentro da FRENCOOP Paulistana, presidida pelo vereador Professor Claudio Fonseca, líder da bancada do PPS na Casa.

O objetivo principal do encontro é o planejamento para a realização de Sessão Solene na sede do legislativo paulistano no dia oito de novembro para o lançamento da agenda da ONU na cidade de São Paulo referente ao Ano Internacional do Cooperativismo.

A data não foi escolhida ao acaso, já que no final de outubro será lançado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) o ano Internacional do Cooperativismo, comemorado em 2012. Esse trabalho da FRENCOOP Paulistana visa estar em consonância com a agenda da ONU.

Serão formadas comissões em vários âmbitos para trabalhos voltados pro ano do cooperativismo. A Comissão Internacional terá representação da ONU e da ACI (Aliança Cooperativista Internacional). A ACI é um organismo mundial que tem como função básica a preservação e defesa dos princípios cooperativistas, com sede na Suíça.

Outra Comissão será formada, a Brasileira. Ela será lançada no começo de junho de 2011 e será composta por representação do governo federal brasileiro e pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). Já a Comissão Estadual terá representação da OCESP (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo) e da FRENCOOP Paulista.

O encontro também tratou de construir uma agenda mais ampla dos trabalhos da Comissão. Abaixo os principais direcionamentos da reunião:

Conhecimento público

Foi proposta a criação de uma subcomissão que será responsável por organizar das ações de mídia da Comissão. As ações vão desde a criação de uma identidade visual até a elaboração de um plano de comunicação que contará com a gravação de programas da TV Câmara São Paulo.

“Outros veículos de comunicação também serão informados dos trabalhos da Comissão e a presença deles no acompanhamento dos trabalhos da agenda dessa Comissão, que serão muito importantes. O cooperativismo deve ser mais divulgado para que a população tome conhecimento das vantagens e melhorias que ele traz para a vida das pessoas e da cidade”, pontua Paulo César Ferreira de Oliveira, chefe de gabinete do vereador Claudio Fonseca.


Essa subcomissão será formada por Fernando Ripari (da OCESP – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), Nino Cecílio (jornalista que representará a COOPERTELE – Cooperativa dos Profissionais em Telecomunicações), Renan Geishofer (da Assessoria de Imprensa do presidente da FRENCOOP Paulistana, Claudio Fonseca) e os demais assessores de imprensa de vereadores que compõem a FRENCOOP. O trabalho dela será o definir as pautas, as agendas e a veiculação dos trabalhos da FRENCCOP.

Na oportunidade foram definidos os nomes de cinco pessoas com relevante atuação na história cooperativista de São Paulo, que serão entrevistados no Programa Sala de Visitas da TV Câmara São Paulo: Roberto Rodrigues, diretor do Centro de Agronegócios da Fundação Getulio Vargas; Américo Utumi, diretor da Aliança Cooperativista Internacional; Geraldo Volpe de Andrade, advogado do SINDCOOPERATIVAS; Diva Benevides Pinho, professora do Departamento de Economia da FEA/USP e Professor Benedito Roberto Zurita, consultor do SEBRAE/SP.

Outro programa da TV Câmara São Paulo, o Expresso Paulistano, será gravado com cinco cooperativas de cada um dos seguintes ramos: Trabalho, Transporte, Habitação, Crédito e Saúde. As cooperativas entrevistadas serão definidas nas próximas reuniões.

Diversidade cultural

Será encaminhada pela Frente Parlamentar, como sugestão à Comissão Estadual do Cooperativismo, a realização de um concurso cultural com o objetivo de atingitr universitários e estudantes de escolas técnicas para promover o cooperativismo entre os jovens. O tema sugerido para esse concurso: “Cooperativismo, um modelo sustentável”.

Na ponta do giz

A FRENCOOP Paulistana vai sugerir e estimular que a OCESP e os diversos ramos do cooperativismo realizem palestras e seminários sobre a cultura cooperativista e as vantagens sócio-econômicas que elas trazem consigo.


Da tribuna ao palco

Foi sugerido também, para que em parceria com organizações cooperativistas, a realização de apresentações teatrais no Auditório Freitas Nobre da Câmara Municipal de São Paulo para difundir a cultura cooperativista com um outro olhar e uma outra linguagem.

Do Plenário para a Avenida

Será feita sugestão à Liga Independente das Escolas de Samba e à União das Escolas de Samba (UESP) para que alguma agremiação do carnaval paulistano leve à Avenida do Anhembi no carnaval 2012 um enredo que trate do cooperativismo e dos seus mais variados ramos.

A arte cooperativista

Foi proposto na reunião se realizar exposição no Hall de entrada do Palácio Anchieta (sede da Câmara Municipal) com obras voltadas ao cooperativismo. Fotos, quadros e outras formas de representação artística.

Amplo alcance

Serão desenvolvidas ações de mídia - impressa, televisiva, online e radiofônica - para ampliar o debate e as discussões sobre o cooperativismo na cidade de São Paulo. Edson Bueno, assessor do vereador Gilberto Natalini (sem partido), sugeriu que fossem feitas entrevistas no programa “São Paulo de Todos Nós”, da Rádio Tupi AM, que é ancorado pelo vereador. O programa também vai ao ar pela Internet. Além disso, serão feitos contatos com a grande mídia e com os jornais de bairro. Para a internet serão criados perfis da FRENCOOP Paulistana nas mídias sociais.

A marca do Cooperativismo

De acordo com Julio Gushiken, a OCEB já está em conversas adiantadas com os Correios para o lançamento de um selo oficial alusivo ao Ano Internacional do Cooperativismo da ONU. Além disso, será verificada a possibilidade de serem produzidos cartazes da Câmara também em comemoração ao Ano do Cooperativismo. Esses cartazes serão expostos nas estações de Metrô, trem, no Jornal do Ônibus e nos murais internos da Câmara Municipal de São Paulo. A OCESP também ficou de contatar a ONU para verificar a possibilidade de a FRENCOOP utilizar o logotipo oficial do Ano do Cooperativismo na capital.

Participaram do encontro: Paulo César Ferreira de Oliveira, chefe de gabinete do vereador Claudio Fonseca; Dra. Cristina Müller, assessora do vereador Wadih Mutran (PP); Edson Bueno, assessor do vereador Gilberto Natalini; Fernando Martins, assessor do vereador Aníbal de Freitas (PSDB); Vani Domingos e Nino Cecílio, ambos da CES; Catarina Amaral e Paulo Bueno, do movimento Força Cooperativista; Geraldo Volpe de Andrade e Antonio Aparecido Cardoso, do SINDICOOPERATIVAS; Magno de Andrade, das COOPERQUALITY, Julio Gushiken e Fernando Ripari, da OCESP e o advogado Fabio Telles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário