quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Santa Marcelina explica os motivos do fechamento do PS


Roberta Rosa

Os vereadores membros da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher discutiram nesta quarta-feira (24/8), discutiram a situação do Pronto Socorro do Hospital Santa Marcelina, na região de Itaquera, que teve seu atendimento suspenso no ultimo sábado (20/8) por falta de condições de atendimento.

Para dar mais detalhes, a Comissão recebeu a Irmã Monique Bourget, diretora técnica e coordenadora do PSF – Programa Saúde da Família do Hospital. Segundo ela, o Pronto Socorro está com 100% dos seus pacientes em estado grave, sendo 13 entubados em apenas dois dias.
“Essa superlotação gera a fadiga dos profissionais”, destacou Irmã Monique, que citou outros fatores que fecharam o PS: condições de trabalho insalubres, falta de humanização no atendimento, aumento do risco de o paciente contrair infecção hospitalar, aumento de casos de erros médicos, falta de equipamentos, macas, entre outros.

Para o Dr. Milton Ferreira (PPS), falta investimento na saúde em todas as esferas, principalmente na prevenção às doenças respiratórias. “Precisamos priorizar a prevenção na saúde pública”, disse. Segundo ele, o problema dos baixos salários oferecidos aos médicos também é um fator que agrava a situação.

Crecas

A Comissão aprovou requerimento para discutir o fechamento dos CRECAS - Centros de Referencia de Criança e Adolescente. A audiência pública será marcada com data a confirmar pela Comissão de Saúde e contará também com a participação da Comissão de Educação presidida pelo vereador Claudio Fonseca (PPS).


Nenhum comentário:

Postar um comentário