quarta-feira, 19 de junho de 2013

Audiência pública vai debater a questão dos transportes em São Paulo



O vereador Ricardo Young usou o Comunicado de Liderança do PPS na tarde desta quarta-feira (19/6)  e anunciou que a Câmara deverá realizar audiência pública para discutir a questão dos transportes na cidade. 

Na oportunidade, ele pediu empenho das lideranças partidárias para votar, já na próxima semana, a CPI que vai analisar os gastos da cidade com o transporte público, de sua autoria. Veja a íntegra abaixo: 

“Sr. Presidente e Srs. Vereadores, pessoal do MSTI que tem estado sempre conosco na Casa, como todos sabemos, a Cidade está vivendo um misto de colapso do sistema de transporte e, ao mesmo tempo, uma necessidade de questionar a forma como os serviços públicos são prestados na Cidade. Atrás do Movimento Passe Livre estão vindo vários outros movimentos, como o dos Sem-terra, dos Sem-Teto do Ipiranga e tantos outros que estão se manifestando e cobrando das autoridades outra forma de lidar com a questão pública. Se os partidos e os políticos estão sendo hostilizados é porque nós não temos tido felicidade na forma de encaminhar essas questões. E não é só o Executivo, a Prefeitura que tem tido dificuldades de fazer o que deve, como o Legislativo também precisa começar a se descolar do Executivo e tomar atitudes que possam servir a Cidade, independentemente da autorização e do interesse do Sr. Prefeito.

Nesse sentido, ontem o Sr. Presidente da Casa, nobre Vereador José Américo, disse-nos que o Sr. Prefeito tem interesse de intensificar as audiências públicas para que todas os segmentos relacionados à crise do transporte possam contribuir para a solução. Portanto, estamos falando das permissionárias, das concessionárias, da SPTrans, do usuário de transporte público, do usuário de transporte motorizado individual, da indústria automobilística; enfim, estamos falando de muitos atores.

Ontem, protocolei na Casa, com a ajuda de 21 Srs. Vereadores, pedido para instaurarmos a CPI dos Transportes. Essa CPI é o espaço institucional que esta Casa pode criar para trazer todos esses atores e ouvir sua contribuição para a solução de um problema que não é só a crise da tarifa. Nós estamos vivendo grave problema de colapso do transporte, tanto do transporte individual, porque ninguém mais consegue transitar em São Paulo, como do transporte público. Essa CPI já foi protocolada e peço para que todos os Srs. Vereadores conversem com seus Líderes - eu também farei isso - para que na próxima reunião do Colégio de Líderes, na próxima terça-feira, possamos decidir pela sua votação. Creio que é a forma de esta Casa contribuir no sentido de se avançar na busca de soluções para a crise do transporte.

Aproveito meu último minuto para fazer um reconhecimento à Consultoria Técnica da Câmara Municipal, que se debruçou sobre a planilha oferecida pela Prefeitura, pela SPTrans, que justificou o reajuste da tarifa para R$ 3,20. A Assessoria fez um documento acessível – porque o documento original cedido pelo SPTrans é absolutamente indecifrável e a Consultoria conseguiu decifrá-lo – e apresenta a complexidade da solução das tarifas, o que vai ocorrer se aumentar o subsídio, se retirar o aumento, se der gratuidade no transporte. Solicito aos colegas que leiam o documento, que já está disponível, porque ele traz subsídios importantes para a Câmara tomar uma decisão a respeito do assunto. Muito obrigado a todos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário