quinta-feira, 27 de junho de 2013

Iluminação precária preocupa Comissão de Segurança Pública



A reunião da Comissão Extraordinária Permanente de Segurança Pública recebeu, na quinta-feira (27/06), o Diretor do Departamento de Iluminação Pública do Município (ILUME), Paulo de Tarso Carvalhais, para prestar contas sobre os serviços realizados na cidade. Presidida pelo vereador Ari Friedenbach, os membros da comissão foram unânimes em apontar a iluminação como um dos principais problemas de segurança pública.

O representante da Ilume fez uma detalhada exposição sobre a atuação do departamento na cidade de São Paulo, mostrando planos de expansão, números atuais e novas tecnologias. Tendo 13 mil quilômetros de circuito, um pouco mais de 562 mil lâmpadas, sendo somente 2% de LED, a cidade está defasada. O ideal seria aproximadamente 900 mil lâmpadas.

Como a Iluminação LED é nova para as empresas, não havia material disponível ou empresa especializada, o departamento de iluminação da Prefeitura está testando em alguns pontos da cidade, como no parque Ibirapuera, para que depois faça a troca das lâmpadas, que, apesar de caras, são mais econômicas.

Outro ponto abordado pelo diretor Paulo de Tarso, foram os novos canais de atendimento do Ilume. Tramitando na Câmara Municipal está o projeto de lei nº 354 de 2008, do atual Senador Antonio Carlos Rodrigues e com coautoria do vereador Ari Friedenbach, que pede a participação de representantes do Ilume nos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), visando aproximar os munícipes e a prefeitura para assim solucionar os problemas de iluminação dos bairros. Atualmente a cidade conta com 93 Consegs.

Além disso, o Departamento de Iluminação Pública do Município está usando os dados do software de Gestão em Segurança Pública (Infocrim) para detectar os lugares com maior índice de criminalidade e assim priorizar a diminuição dos pontos de escuridão destes locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário