terça-feira, 25 de junho de 2013

CPI do transporte público: Young demonstra indignação com manobra governista

Discurso do vereador Ricardo Young (PPS), em comunicado de liderança feito nesta terça-feira (25/6), e logo na sequência da não aprovação de mais uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara.  

"Sr. Presidente, estamos vendo um momento trágico desta Casa. O Prefeito Fernando Haddad negligenciou o Movimento Passe Livre e deu a resposta de que estava cumprindo a promessa de campanha. Doze dias depois, milhares e milhares de pessoas foram às ruas.

O que esta Casa está vendo hoje é uma tentativa de o Movimento de conversar com os Vereadores, mostrando que essa CPI é uma expectativa importante da população da Cidade. Vários Vereadores da base do Governo, como disse o Vereador Laércio Benko, apoiaram a CPI. E a base do Governo, quer dizer, o Partido do Governo fez todas as manobras – lá em cima, no Colégio de Líderes, e está fazendo aqui hoje - para que não possamos votar. Não se surpreendam, nobres Vereadores, se amanhã tivermos milhares de pessoas na frente desta Casa. 

Quantas milhares de pessoas serão necessárias para que o PT entenda que essa não é uma CPI contra “a”, “b” ou “c”? Antes, é uma CPI a favor da Cidade, que não tolera mais as atuais condições do transporte público. Nosso sistema de transporte está em colapso, e esta Casa faz manobras para não se aprovar a CPI? Isso é absolutamente inadmissível! Estou indignado! 

 Hoje é um dia efetivamente triste, nobre Vereador Laércio Benko. Penso que todos nós deveríamos estar extremamente indignados e lamentando profundamente o que está acontecendo. 

Não faltaram Vereadores para tentar negociar com a Liderança do PT. Se Vereadores e Líderes da própria base do Governo solicitaram ao PT que atendesse a essa demanda, e o PT não atende, então é porque esconde sua agenda. Quero saber qual é a agenda que o PT está pondo em pauta, porque obstruiu os trabalhos e nada propôs. A CPI foi proposta pelo nobre Vereador Paulo Frange e por mim, e o PT fez obstrução do começo ao fim e não propôs nada. Algum Vereador insinuou fazermos uma Comissão de Estudos, como se as Comissões de Estudo tivessem poder convocatório. 

Este é um momento grave. Até a Presidenta Dilma manifestou-se em cadeia nacional por duas vezes nesta semana. Nós achamos que estamos onde? Em que mundo pensamos estar exercendo nossos mandatos? Entendo que estamos aqui não para satisfazer as conveniências dos nossos partidos, mas para exercer nossos mandatos em nome da população, do que é melhor para a Cidade. O que mais precisa ser dito para que se entenda que o transporte é absolutamente necessário para esta cidade? O que mais precisa ser dito? Depois, ousem V.Exas. chamar os manifestantes vândalos! O que mais eles precisam dizer a nós para nos convencer de que precisamos assumir nosso papel?

Espero que haja serenidade, necessária para amanhã comemorarmos com vocês a votação da CPI. O nobre Vereador Paulo Frange, eu, a oposição e várias lideranças da situação já nos colocamos à disposição para convergir nossos esforços em uma única CPI para que possamos avançar.

Quero dizer também ao Líder do Governo nobre Vereador Arselino Tatto e ao nobre Vereador Alfredinho que a CPI é favorável ao Sr. Prefeito. Não basta transparência: tem que haver evidências da transparência. A CPI é a oportunidade que o Sr. Prefeito tem de mostrar à população que S.Exa. está do lado da verdade, que está do lado de uma revolução no sistema de transportes e que quer construir outro caminho: um caminho que não só venha ao encontro das necessidades da população como também faça avançar a agenda de sustentabilidade da Cidade. O que está acontecendo é uma conversa de surdos mudos, em que não há diálogo; e quando não há diálogo, há tragédia. Penso que o que presenciamos hoje é trágico para a história da Câmara Municipal. Muito obrigado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário