sexta-feira, 21 de junho de 2013

Frente pela Sustentabilidade debate gestão de resíduos sólidos

Site da Câmara

A Reunião da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade realizada nesta quinta-feira (20/6) na Câmara Municipal de São Paulo elegeu como tema para discussão a gestão de resíduos sólidos na cidade. Para o vereador e presidente da Frente, Ricardo Young (PPS), o assunto é delicado pois consegue organizar e desorganizar, ao mesmo tempo, a pauta da sustentabilidade na cidade. Ele explicou que paradigmas que estão no mercado há décadas precisam ser redefinidos.

Ricardo Young acredita que os resíduos sólidos não se restringem somente na questão da reciclagem, dos catadores e das cooperativas, mas também contribuem na logística reversa e na mudança de hábitos de consumo. Por tudo isso, a Frente pela Sustentabilidade e representantes do Executivo escolheram resíduos sólidos como o tema mais importante.

O vereador Nabil Bonduki (PT), também presente na reunião, falou sobre a quantidade crescente de resíduos gerados na cidade. O desenvolvimento da tecnologia resultou em ganhos no uso de energia e materiais, mas não diminuiu a quantidade de lixo. “A reciclagem é alternativa necessária, mas não é suficiente”, explicou o petista. Ele acredita que é preciso encontrar outras soluções para aumentar a vida útil dos produtos e inverter a lógica da geração crescente dos resíduos.

Os aterros foram escolhidos nos últimos anos para descartar todo e qualquer material. Menos de 2% dos resíduos secos são reciclados e o manejo dos resíduos de construção ainda tem resultado inferior. “Por exigência da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos esta situação deverá ser alterada até agosto de 2014, quando os aterros só poderão receber rejeitos, resíduos sem aproveitamento”, afirmou Bonduki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário