quarta-feira, 5 de junho de 2013

Mulheres e idosos pautam reunião da Comissão de Transportes



Gabinete do Vereador Ricardo Young 

Os vereadores que compõem a Comissão de Trânsito e Transportes da Câmara Municipal reuniram-se na tarde desta quarta-feira (5/6) e votaram a tramitação de projetos de lei relativos principalmente aos usuários do transporte público na cidade.

Um deles, de autoria do vereador Dalton Silvano (PV), propõe a que a Prefeitura peça ao Estado a destinação de vagões exclusivos às mulheres no metrô de São Paulo. A  justificativa do projeto se baseia nas queixas recorrentes de assédios sexuais cometidos contra o público feminino nesse tipo de transporte. 

“Essa proposta me parece extremamente oportuna devido ao número excessivo de abusos registrados”, declarou o vereador Ricardo Young (PPS). “Entretanto, precisamos pensar se o número de vagões exclusivos será suficiente para atender essa parcela da população, cada vez maior e mais ativa no mercado de trabalho, bem como se essa medida diminuirá efetivamente o número de assédios”, ponderou.

Outro projeto encaminhado à Comissão que gerou debate entre os parlamentares foi o que prevê isenção do pagamento de tarifa nos ônibus para toda a população com idade a partir de 60 anos. Atualmente, a gratuidade nessa faixa etária é concedida apenas para as mulheres.

“Se por um lado a cidade precisa ser mais amigável com os idosos, temos de analisar também que a população está cada vez mais longeva”, disse Young. “No mercado de trabalho, paulatinamente as pessoas estão se aposentando mais tarde, o que, antes de tudo, demonstra a necessidade de uma avaliação demográfica mais aprofundada antes de se tomar decisões como essa”.

Os dois projetos não foram votados devido ao pedido de vistas dos vereadores.

Entre outras propostas avaliadas, os parlamentares da Comissão aprovaram a padronização do vestuário utilizado pelos funcionários do transporte rodoviário da cidade, idealizada pelo vereador Vavá (PT) e que segue para votação em Plenário.

Outras Comissões

Comissão de Finanças e Orçamento

Comissão de Constituição, Justiça  e Legislação Participativa

 Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente 

Comissão de Administração Pública

 Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário