quinta-feira, 23 de maio de 2013

Ari Friedenbach destaca a primeira reunião da Comissão de Segurança


O líder do PPS na Câmara Municipal, vereador Ari Friedenbach, usou a tribuna da Câmara Municipal nesta quinta-feira (23/5) e deu detalhes da primeira reunião da Comissão Extraordinária de Segurança Pública da Casa. 

O parlamentar destacou os principais assuntos discutidos pelo colegiado: violência na Virada Cultural, iluminação pública e Operação Delegada. Veja abaixo a íntegra: 

“Sr. Presidente, Srs. Vereadores, hoje ocorreu a primeira reunião da Comissão de Segurança desta Casa e, conforme esperado, houve longos debates e uma significativa contribuição dos nossos Colegas Vereadores da área da Segurança Pública.

Um dos temas debatidos foram as ocorrências na Virada Cultural. Conseguimos chegar a conclusões importantes e dar algumas sugestões também, sempre tomando cuidado para não partidarizar a discussão e buscando uma análise em conjunto com as autoridades que fizeram parte desse importante evento. Tudo com o objetivo de, no próximo ano, melhorar sobremaneira a questão da segurança que envolve eventos desse tipo.

Para tanto, precisamos que todas as partes envolvidas assumam seus méritos e deméritos no que diz respeito à organização do evento e à participação de todas as forças de segurança, dentre elas a Guarda Civil Metropolitana e a Polícia Militar.

Uma das conclusões a que chegamos foi que as forças de segurança estavam, sim, com um número significativo de homens: 3.400 polícias militares, além dos guardas civis.

Um dos problemas detectados foi a deficiência da iluminação pública, que é um problema que vem há tempos atingindo a nossa cidade, que está às escuras. O modelo de iluminação adotado está absolutamente obsoleto: lâmpadas velhas que não iluminam.

Como o Sr. Prefeito Fernando Haddad já declarou que novas lâmpadas de sódio foram compradas, aproveito para comentar que essa não é a melhor tecnologia de iluminação pública disponível hoje no mercado. Uma muito mais moderna é a tecnologia LED, mais barata e muito mais durável, 12 anos sem necessidade de manutenção e com um efeito muito superior à lâmpada de sódio.

É importantíssimo que o Executivo esteja atento a essa nova tecnologia já usada em toda a extensão da Avenida Faria Lima e em parte da Avenida Higienópolis. Além do efeito, a segurança é também muito superior às lâmpadas comuns.

Como é sabido, criminosos e delinquentes não querem ser vistos. Por isso, quanto pior a iluminação, maior a criminalidade.

Outro tema importante debatido na Comissão de Segurança foi a questão da Operação Delegada, que vem sendo reduzida mês a mês. É importante que ela seja retomada, assim como seus pagamentos, para que os policiais atuem no sentido de melhorar a segurança da população.

Além dessas duas questões, debatemos a questão do mato em parques e praças da cidade de São Paulo, que também propicia o aumento da delinquência, além do descarte de lixo irregular.

Todas essas questões têm de ser examinadas de forma atenta para que toda a população possa usufruir de uma situação mais tranquila nesta cidade.

O próximo evento importante a ocorrer na cidade de São Paulo será a Parada do Orgulho Gay, evento que também requererá muita atenção dos órgãos de segurança a fim de que não se repitam os lamentáveis fatos ocorridos na Virada Cultural.

Procuramos focar o nosso trabalho da Comissão de Segurança especialmente nos temas de segurança, especialmente nos temas que dizem respeito à cidade de São Paulo. Estamos tomando o cuidado para que esse debate não se amplie de forma generalizada para temas para os quais não temos qualquer condição de atuar e interagir como Vereadores na cidade de São Paulo.

Mais um tema importante abordado foi a questão do monitoramento por câmeras na cidade São Paulo.

Queremos fazer uma visita agora ao Centro de monitoramento para poder ver o trabalho que está sendo feito e poder sugerir melhoras nesse sistema. Muito obrigado, Sr. Presidente, e Srs. Vereadores”.

Um comentário: