Gabinete do Vereador
O vereador Ricardo Young (PPS), presidente da Subcomissão,
questionou o representante sobre a cultura da entidade em priorizar os
automóveis. “Existe um empenho em mudar essa cultura”, respondeu Tonobohn. “Há
políticas que visam tanto à cicloatividade quanto ao compartilhamento do
trânsito com outros modais. Temos também um corpo técnico pró-ciclistas que
ajuda a formular políticas para esse grupo e é composto por membros das
secretarias da Prefeitura e está, a pedido do prefeito, abrindo oportunidades
para a sociedade participar”.
Young também indagou o superintendente sobre os planos de
mobilidade da CET para a gestão Haddad, que, na apresentação do Plano de Metas
da cidade, anunciou a criação de 400 km de vias cicláveis. “Não há previsão
sobre a especificidade das vias que serão criadas”, respondeu. “Ainda não temos
a definição do que vai ser ciclovia ou ciclorrota, mas temos as regiões onde
elas serão instaladas”, disse. Segundo ele, serão priorizadas áreas onde já há
intenso uso de bicicletas, como no Jardim Brasil, na Zona Norte, Jd. Helena, na
Zona Leste e no Grajaú, Zona Sul de São Paulo.
O representante abordou ainda a preocupação da CET com a
segurança dos ciclistas. “Temos um programa que visa à redução da velocidade
nas vias para diminuir a quantidade e a gravidade de acidentes. O plano é
reduzir o limite para 50 km/h em vias estruturais, 40 km/h em vias coletoras e
30 km/h em vias locais”, afirmou.
Young contra
Na sequência, a Comissão de Trânsito, Transportes, Atividade Econômica, Lazer e Gastronomia da Câmara
se reuniu para retomar a votação de dois projetos de lei que haviam sido
requisitados para análise dos vereadores.
O primeiro deles, de autoria do vereador Adilson Amadeu,
propõe a obrigatoriedade do emplacamento de bicicletas na cidade. Relator da proposta, Ricardo Young havia dado
parecer contrário à aprovação. “O licenciamento só iria gerar mais burocracia
na gestão pública, que mal fiscaliza o registro dos automóveis que circulam
pela cidade.” A votação do projeto de lei foi mais uma vez adiada pelos
parlamentares, que convocarão uma audiência pública com entidades envolvidas
para tratar do tema.
A Comissão ainda aprovou a inclusão da Semana da Segurança
no Trânsito no calendário oficial de São Paulo. Young, que já havia se
posicionado contra a proposta, se absteve da votação. “Minha preocupação é
criar mais uma data inócua, que não mobiliza ninguém e só serve aos interesses
políticos”, ponderou.
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