quarta-feira, 8 de maio de 2013

Planos para bicicletas: CET presta esclarecimentos a Ricardo Young



Gabinete do Vereador 

 A reunião da Subcomissão de Mobilidade Urbana da Câmara desta quarta-feira (8/5) contou com a presença do superintendente de planejamento Companhia de Engenharia de Trânsito, Ronaldo Tonobohn. O órgão havia sido convidado pelos vereadores para discutir os planos para as bicicletas em São Paulo. A reunião foi considerada apenas como grupo de trabalho, por falta de quórum dos vereadores. A sociedade civil, no entanto, marcou presença com representantes da associação Ciclocidade e da Rede Nossa São Paulo.

O vereador Ricardo Young (PPS), presidente da Subcomissão, questionou o representante sobre a cultura da entidade em priorizar os automóveis. “Existe um empenho em mudar essa cultura”, respondeu Tonobohn. “Há políticas que visam tanto à cicloatividade quanto ao compartilhamento do trânsito com outros modais. Temos também um corpo técnico pró-ciclistas que ajuda a formular políticas para esse grupo e é composto por membros das secretarias da Prefeitura e está, a pedido do prefeito, abrindo oportunidades para a sociedade participar”.

Young também indagou o superintendente sobre os planos de mobilidade da CET para a gestão Haddad, que, na apresentação do Plano de Metas da cidade, anunciou a criação de 400 km de vias cicláveis. “Não há previsão sobre a especificidade das vias que serão criadas”, respondeu. “Ainda não temos a definição do que vai ser ciclovia ou ciclorrota, mas temos as regiões onde elas serão instaladas”, disse. Segundo ele, serão priorizadas áreas onde já há intenso uso de bicicletas, como no Jardim Brasil, na Zona Norte, Jd. Helena, na Zona Leste e no Grajaú, Zona Sul de São Paulo.

O representante abordou ainda a preocupação da CET com a segurança dos ciclistas. “Temos um programa que visa à redução da velocidade nas vias para diminuir a quantidade e a gravidade de acidentes. O plano é reduzir o limite para 50 km/h em vias estruturais, 40 km/h em vias coletoras e 30 km/h em vias locais”, afirmou.

Young contra

Na sequência, a Comissão de Trânsito, Transportes, Atividade Econômica, Lazer e Gastronomia da Câmara se reuniu para retomar a votação de dois projetos de lei que haviam sido requisitados para análise dos vereadores.

O primeiro deles, de autoria do vereador Adilson Amadeu, propõe a obrigatoriedade do emplacamento de bicicletas na cidade.  Relator da proposta, Ricardo Young havia dado parecer contrário à aprovação. “O licenciamento só iria gerar mais burocracia na gestão pública, que mal fiscaliza o registro dos automóveis que circulam pela cidade.” A votação do projeto de lei foi mais uma vez adiada pelos parlamentares, que convocarão uma audiência pública com entidades envolvidas para tratar do tema.

A Comissão ainda aprovou a inclusão da Semana da Segurança no Trânsito no calendário oficial de São Paulo. Young, que já havia se posicionado contra a proposta, se absteve da votação. “Minha preocupação é criar mais uma data inócua, que não mobiliza ninguém e só serve aos interesses políticos”, ponderou.

Outras Comissões




Nenhum comentário:

Postar um comentário